Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Sonae MC vai analisar "termos das acusações" sobre concertação de preços

A Sonae MC, dona do Continente, vai analisar "com total rigor e firmeza" os termos das acusações da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre concertação de preços, com vista à salvaguarda dos direitos, reputação e integridade da empresa.

Sonae MC vai analisar "termos das acusações" sobre concertação de preços
Notícias ao Minuto

14:00 - 26/06/20 por Lusa

Economia Sonae

"Após investigação, a AdC concluiu que existem indícios de que as empresas Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Bimbo Donuts para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores", afirmou a AdC em comunicado na quinta-feira, considerando a conduta em causa "muito grave".

Em comunicado enviado hoje, a Sonae MC refere que "os termos das acusações serão analisados com total rigor e firmeza no sentido de, em momento e lugar próprio, serem utilizados todos os meios ao alcance, com vista à salvaguarda dos direitos, reputação, valores e integridade da Sonae MC e da sua participada".

A empresa "lamenta o facto de, mais uma vez, ter sido emitido um comunicado sem prévia notificação e conhecimento do conteúdo pelas partes envolvidas".

A Lusa questionou a Sonae MC se já tinha sido notificada, tendo em conta que a Auchan e o Pingo Doce disseram na quinta-feira que tinham sido notificados, tendo fonte oficial informado que tal só aconteceu hoje.

A dona do Modelo Continente refere ainda que a comunicação da AdC na quinta-feira "coloca de novo em causa o bom nome e a reputação da Sonae MC e da sociedade por si participada sem garantir previamente o direito de defesa, uma vez que a acusação representa apenas uma fase provisória, ainda sujeita ao exercício do direito de defesa das partes envolvidas".

Sonae MC "está ciente das suas obrigações legais e reitera o seu compromisso de conduzir a sua atividade no estrito cumprimento da lei, concretamente no que concerne a regras em matéria de concorrência. Mais ainda, a Sonae MC e a sua participada são entidades idóneas, com um papel relevante na democratização do consumo, num mercado notoriamente competitivo, garantindo, hoje e sempre, uma oferta de produtos e serviços de qualidade, aos melhores preços, para os seus clientes", conclui.

Os três grupos de distribuição alimentar e o fornecedor de bolos, pães pré-embalados e substitutos do pão BimBo Donuts, acusados de concertação dos preços praticados ao consumidor, foram objeto de nota de ilicitude há um dia, depois de a investigação concluir existirem indícios da prática de cartel.

"Os comportamentos investigados duraram vários anos, tendo-se desenvolvido, pelo menos, entre 2004 e 2017", precisou a AdC, explicando tratar-se de uma prática que prejudica os consumidores por limitar a opção de escolha pelo preço, uma vez que aquelas três cadeias de supermercados representam "mais de metade" do mercado da grande distribuição em Portugal.

AdC diz ter em curso "mais de 10 investigações" no setor da grande distribuição de base alimentar, algumas ainda sujeitas a segredo de justiça, e adianta que a acusação hoje anunciada integra um "segundo conjunto" de casos de 'hub-and-spoke' em investigação, que envolvem a grande distribuição e fornecedores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório