Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Há três candidatos a substituir Centeno. Eleição agendada para 9 de julho

Nádia Calviño [Espanha], Paschal Donohoe [Irlanda] e Pierre Gramegna [Luxemburgo] apresentaram, na quinta-feira, as suas candidaturas à liderança do orgão informal da zona euro.

Há três candidatos a substituir Centeno. Eleição agendada para 9 de julho
Notícias ao Minuto

09:10 - 26/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Eurogrupo

Já são conhecidos os três candidatos a substituir o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, quando este deixar o cargo. As eleições estão agendadas para o dia 9 de julho e Centeno já saudou o "excelente conjunto" de candidatos

Nádia Calviño [Espanha], Paschal Donohoe [Irlanda] e Pierre Gramegna [Luxemburgo] apresentaram, na quinta-feira, as suas candidaturas à liderança do orgão informal da zona euro. 

Quer isto dizer que um destes nomes será eleito como presidente do Eurogrupo, sucedendo assim a Mário Centeno, que deixou de ser ministro das Finanças de Portugal. 

Centeno considerou que este é um "excelente conjunto de candidatos" à presidência do Eurogrupo, o que demonstra a relevância atual do grupo no que se refere a assegurar a estabilidade e prosperidade da zona euro.

A eleição decorrerá na próxima reunião do Eurogrupo, a 9 de julho, disse Centeno, na rede social Twitter.

Para ser eleito, o futuro presidente terá de contar com o apoio de pelo menos 10 dos 19 países da zona Euro e assume o cargo em 13 de julho para um mandato de dois anos e meio.

No início de junho, Mário Centeno abandonou o cargo de ministro das Finanças de Portugal, ficando assim afastada a possibilidade de continuar à frente do Eurogrupo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório