Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Preços do gás de botija estão "demasiado elevados", diz a DECO

Apesar da desvalorização do petróleo, "o custo das garrafas de gás continua sem refletir a descida do preço da matéria-prima", sublinha a associação.

Preços do gás de botija estão "demasiado elevados", diz a DECO
Notícias ao Minuto

08:50 - 26/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia gás de botija

O preço do gás de botija está "demasiado elevado", considera a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), justificando que o mesmo não reflete a desvalorização do petróleo nos mercados internacionais. 

"Apesar da descida do preço de petróleo que se verificou desde final de 2019, o gás engarrafado continua a ser vendido por valores muito acima do que seria suposto. Na primeira semana de junho, pesquisámos os preços em 42 estabelecimentos na Grande Lisboa e no Grande Porto. Constatámos que uma garrafa de 13 kg de butano custa, em média, 24,10 euros na zona da capital e 23,60 euros na área da Invicta. Por uma garrafa de propano de 45 kg, paga-se, em média, 85,50 euros", sublinha a DECO, em comunicado

Ainda assim, admite a associação, os valores estão "mais baixos do que os verificados no primeiro trimestre do ano", sendo que "continuam sem refletir a queda que seria possível devido à descida do preço da matéria-prima", pode ler-se. 

Com isto, defende a DECO, "ganham os operadores, que têm visto as suas margens aumentar, e perdem os consumidores dos 2,6 milhões de lares prisioneiros desta fonte de energia", refere. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório