Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Centeno saúda "excelente conjunto" de candidatos ao Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, considerou hoje que os ministros das Finanças da Irlanda e Luxemburgo, bem como a ministra da Economia de Espanha constituem um "excelente" grupo de candidatos à presidência do grupo.

Centeno saúda "excelente conjunto" de candidatos ao Eurogrupo
Notícias ao Minuto

17:17 - 25/06/20 por Lusa

Economia Eurogrupo

"O período de candidaturas à presidência do Eurogrupo terminou. Nádia Calviño [Espanha], Paschal Donohoe [Irlanda] e Pierre Gramegna [Luxemburgo] apresentaram a sua candidatura. Saúdo calorosamente a sua iniciativa", afirmou Mário Centeno, numa publicação na rede social Twitter.

O antigo ministro das Finanças de Portugal considerou que este é um "excelente conjunto de candidatos" à presidência do Eurogrupo, o que demonstra a relevância atual do grupo no que se refere a assegurar a estabilidade e prosperidade da zona euro.

Nádia Calviño, Paschal Donohoe e Pierre Gramegna anunciaram hoje a sua candidatura ao cargo atualmente ocupado por Mário Centeno, no último dia para a submissão.

A eleição decorrerá na próxima reunião do Eurogrupo, no início de julho.

Para ser eleito, o futuro presidente terá de contar com o apoio de pelo menos 10 dos 19 países da zona Euro e assume o cargo em 13 de julho para um mandato de dois anos e meio.

No início de junho, Mário Centeno abandonou o cargo de ministro das Finanças de Portugal, ficando assim afastada a possibilidade de continuar à frente do Eurogrupo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório