Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rita Marques acredita em "muitos congressos e eventos" este ano

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, considerou hoje que "até ao final do ano" há condições para ter "muitos eventos e congressos" em Portugal, durante uma intervenção num 'webinar'.

Rita Marques acredita em "muitos congressos e eventos" este ano
Notícias ao Minuto

18:59 - 23/06/20 por Lusa

Economia Turismo

O evento, organizado pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESTHE), reuniu a governante com vários dos seus antecessores na pasta.

Rita Marques adiantou que o segmento dos eventos e congressos foi alvo de "especial preocupação" no Plano de Estabilização Económica e Social (PEES), aprovado pelo Governo para responder este ano à crise provocada pela pandemia da covid-19.

"Estou convencida de que até ao final do ano teremos muitos eventos e congressos", assegurou, recordando medidas fiscais, como a devolução aos organizadores de congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares de um montante equivalente ao IVA, financiado pelo Turismo de Portugal, até seis milhões de euros, de acordo com o PEES.

A secretária de Estado realçou que o turismo "é um motor de criação de riqueza em Portugal", destacando a importância da confiança e do cumprimento das regras sanitárias, o que, vincou, será "privilegiado pelos turistas" que visitem o país.

Rita Marques apelou ainda aos operadores para serem flexíveis nas reservas, salientando que esta questão representará uma "proposta de valor" na sua atividade.

A secretária de Estado defendeu também que "2021, se tudo correr como previsto, será um ano novamente de crescimento".

Bernardo Trindade, antigo detentor da pasta do Turismo e administrador do grupo PortoBay, foi mais pessimista.

"Só no final de 2021, início de 2022 é que acho que podemos ter níveis semelhantes [de turismo] aos que tínhamos antes", referiu, durante o mesmo 'webinar'.

Para o gestor, o 'lay-off' simplificado foi a medida mais importante para manter o emprego no setor.

"Muitas vezes, para os empresários, a primeira medida é despedir", reconheceu, salientando que esta medida ajudou as empresas e que no grupo PortoBay os últimos meses foram dedicados à formação.

Por sua vez, Adolfo Mesquita Nunes, que foi também secretário de Estado do Turismo, alertou para a imprevisibilidade do atual cenário.

"Estamos num momento em que não sabemos de facto com o que é que podemos contar e é muito difícil, até para quem está no Governo, definir políticas públicas", referiu, apelando à "preservação de um setor empresarial que é muito atomizado".

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 472 mil mortos, incluindo 1.540 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório