Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Em nenhum país europeu foi assumida expectativa de cobertura integral"

O secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, afirmou hoje que "em nenhum país europeu foi assumida a expectativa de cobertura integral" do 5G, adiantando que a tecnologia está "mais vocacionada" para setores específicos.

"Em nenhum país europeu foi assumida expectativa de cobertura integral"
Notícias ao Minuto

14:26 - 23/06/20 por Lusa

Economia 5G

André de Aragão Azevedo falava na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, respondendo a uma questão de uma deputada sobre se a tecnologia 5G iria ou não cobrir a totalidade do território português.

"Recordo que em nenhum país europeu foi assumida a expectativa de cobertura integral do 5G, porque a própria tecnologia 5G, pela sua própria natureza, não está pensada para ser âmbito de cobertura nacional, numa base de cobertura integral de toda a população", afirmou o governante, na audição dos secretários de Estado do ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito do Orçamento do Estado Suplementar para 2020.

A tecnologia 5G "está muito mais vocacionada para determinados setores específicos, para vias de comunicação, para infraestruturas críticas, onde aí, sim, a rapidez da comunicação, os grandes volumes de dados, são de facto muito relevantes do ponto de vista do impacto e transformação dos negócios", salientou.

"O nosso objetivo quando desenhámos aquilo que há de ser o leilão e definimos aquilo que são os requisitos de cobertura do ponto de vista do 5G, quisemos propositadamente adotar um calendário exigente, alinhado com o que são as preocupações europeias, mas sobretudo focar nos setores mais críticos e que vão beneficiar de forma mais eficiente do investimento nesta tecnologia", concluiu o responsável.

O processo de atribuição das licenças de 5G sofreu atraso devido à sua interrupção na sequência da pandemia de covid-19, sendo esperado que o leilão venha a acontecer no final deste ano.

Anteriormente, estava previsto que o processo de atribuição de licenças ficasse concluído em meados deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório