Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Trabalhadores da recolha de resíduos da EGF exigem aumento dos salários

Cerca de 70 pessoas, entre sindicalistas e trabalhadores do grupo EGF, concentraram-se hoje junto das instalações da empresa em Linda-a-Velha, Oeiras, em luta pelo aumento dos salários e pela melhoria das condições de trabalho.

Trabalhadores da recolha de resíduos da EGF exigem aumento dos salários
Notícias ao Minuto

13:48 - 23/06/20 por Lusa

Economia Lixo

Os manifestantes concentraram-se a partir das 10:30 junto à rotunda do Central Park, onde, munidos de cartazes, distribuíram panfletos às viaturas que paravam, ao mesmo tempo que iam entoando palavras de ordem.

"É mesmo necessário o aumento do salário", "A luta continua nas empresas e na rua" ou "Quem trabalha não desarma, a luta é a nossa arma" foram alguns dos 'slogans' repetidos pelos presentes.

Joaquim Sousa, do STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, disse à Lusa que os trabalhadores da área da recolha e tratamento de resíduos urbanos estiveram no local para exigir a abertura das negociações sobre o aumento dos salários.

"A concentração serve para exigir à administração do grupo EGF que respeite os trabalhadores e responda à carta aberta, a última que enviámos. Hoje temos um exemplar em ponto grande que vamos deixar à porta da empresa", explicou Joaquim Sousa.

De acordo com o sindicalista, os trabalhadores exigem na carta "o direto a negociar um acordo coletivo de trabalho, o aumento geral dos salários e melhores condições de trabalho nas 11 empresa do grupo" responsáveis pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos.

Joaquim Sousa lembrou ainda que estes trabalhadores estiveram sempre "na linha da frente durante a pandemia a tratar e valorizar os resíduos", pelo que pedem igualmente "um subsídio extraordinário para que o esforço, o risco e a dedicação destes trabalhadores sejam compensados".

O sindicalista denunciou ainda que em algumas empresas do grupo houve trabalhadores a serem pressionados para durante os feriados de junho fazerem trabalho extraordinário, salientando a necessidade de as empresas admitirem novos trabalhadores e criarem novos postos de trabalho, sobretudo no setor operativo.

Os trabalhadores não puderam seguir em desfile pela estrada até à sede da empresa, constatou a Lusa no local. Apenas foram autorizados pela PSP a seguir em fila indiana com o devido distanciamento social.

De acordo com Joaquim Sousa, uma delegação foi recebida pelo presidente do conselho de administração da EGF, que referiu "ter entrado há pouco tempo no cargo e querer resolver os problemas da empresa, que passam pelos resultados negativos obtidos em 2019".

"Para nós os problemas da empresa são os trabalhadores, pelo que aprovámos que vamos continuar a luta até obtermos respostas", disse, acrescentando que vão ser marcados plenários para decidir que formas de luta seguir.

Presente no local esteve também a deputada comunista Alma Rivera, que destacou que os trabalhadores "estiveram sempre na linha da frente" durante a pandemia e que se trata de uma "profissão particularmente importante na gestão dos resíduos".

"Merecem ser valorizados por isso e receber o subsídio de risco, que exigem e que é uma proposta que nós também temos. Não podemos dizer que valorizamos e batemos palmas a quem esteve durante todo este período a dar o corpo às balas e depois isso não se reverter em melhorias de condições de trabalho", salientou.

"Estamos aqui solidários e a dar força à luta para que tenha resultado", disse.

Do grupo EGF fazem parte as empresas ERSUC, Resinorte, Valorlis, Resiestrela, Valnor, Resulima, Suldouro, Valorminho, Algar, Amarsul e Valorsul.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório