Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Cerca de 2.300 toneladas de aço chegam nos próximos dias

Cerca de 2.300 toneladas de aço, para a construção de dois navios asfalteiros, chegam até terça-feira aos Estaleiros de Viana, de forma a manter ativo o contrato com a Venezuela, disse hoje à Lusa fonte da administração.

Cerca de 2.300 toneladas de aço chegam nos próximos dias
Notícias ao Minuto

19:21 - 27/12/13 por Lusa

Economia Estaleiros

A chegada deste material ao cais da empresa, em Viana do Castelo, deverá acontecer entre 30 e 31 de dezembro, condicionada ao estado do mar já que o transporte é feito por via marítima, de acordo com a mesma fonte.

Estas 2.300 toneladas de chapas de aço serão depois tratadas pelos trabalhadores dos Estaleiros Navais do Castelo (ENVC) a partir de 02 de janeiro, aquando do regresso da empresa à laboração, após a habitual paragem de Natal.

"Trata-se de um esforço para manter o contrato em cumprimento", explicou a mesma fonte, sobre uma encomenda de 128 milhões de euros.

Em caso de incumprimento contratual, os estaleiros incorrem no pagamento de 30 milhões de euros à empresa de Petróleos da Venezuela (PDVSA).

A administração dos ENVC contratou nas últimas semanas a aquisição de mais de 3,7 milhões de euros em aço e outros serviços envolvendo a construção destes dois asfalteiros.

De acordo com cinco contratos consultados pela agência Lusa, trata-se da aquisição de perfis (por 1,6 milhões de euros), parte de perfis (114 mil euros) e barras de aço (1,9 milhões de euros), além de serviços de testes e preparação dos tanques de carga dos dois navios, por 28.600 e 74.900 euros, respetivamente.

Em entrevista recente à agência Lusa, o presidente da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef) - que detém a totalidade do capital social dos ENVC, que serão encerrados -, tinha já garantido que o contrato entre os estaleiros e a PDVSA "está válido" e em "cumprimento", face à aquisição, em curso, de matéria-prima e equipamentos.

Os ENVC, precisou Rui Vicente Ferreira, até já conseguiram cumprir as primeiras quatro fases do contrato, de um total de 14, até à entrega dos dois navios, prevista para meados e final de 2015, conforme renegociação acordada com a Venezuela em julho passado.

A empresa tinha já adquirido em maio último 890 mil euros de aço, tendo iniciado a fase de corte no mês seguinte.

Contudo, explicou o administrador da Empordef, decorrem negociações com a Venezuela para que seja o novo subconcessionário dos ENVC, a empresa West Sea Estaleiros Navais (grupo Martifer), a construir estes dois navios asfalteiros, de 188 metros de comprimento.

Admitiu ainda que é "vital para a continuidade da atividade" em Viana do Castelo que o contrato, que data de 2010, "se mantenha", apesar da anunciada liquidação dos estaleiros.

Os ENVC já receberam uma tranche de 10% do valor do contrato, utilizado em 2011 para pagar salários na empresa.

"Felizmente, neste momento, estamos num estádio de cumprimento elevado. Estamos com respiração para conseguirmos que o contrato se mantenha vivo", admitiu na ocasião Vicente Ferreira.

A nova empresa West Sea deverá começar a recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores já a partir de janeiro. Estes estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório