Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

S&P Global confirma o rating mais elevado do BAD

A agência de notação de risco S&P Global confirmou a classificação AAA/A-1+, a mais elevada, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), com perspetivas estáveis, destacando o "papel fundamental" que a instituição desempenhará no apoio a África face à covid-19.

S&P Global confirma o rating mais elevado do BAD
Notícias ao Minuto

12:00 - 22/06/20 por Lusa

Economia Rating

Em comunicado, a agência de rating sublinha o "perfil de risco financeiro muito forte" do BAB, bem como "a adequação muito forte do capital, o forte financiamento e liquidez, o apoio extraordinário dos acionistas e a adequação da sua governação e gestão".

A agência de rating registou o aumento de capital do BAD em 115 mil milhões de dólares (cerca de 103 mil milhões de euros), aprovado pelos acionistas em outubro de 2019, e o reaprovisionamento do Fundo Africano de Desenvolvimento, em dezembro de 2019. Com este aumento, o banco quase duplicou o seu capital social para 208 mil milhões de dólares (186,3 mil milhões de euros).

"As perspetivas estáveis refletem a nossa expetativa de que, nos próximos dois anos, o BAD irá gerir prudentemente o seu capital, mantendo simultaneamente níveis sólidos de ativos de liquidez de alta qualidade e um financiamento sólido", lê-se num comunicado da S&P Global.

A S&P espera que "os acionistas continuem a apoiar, fornecendo atempadamente pagamentos de capital" e assegurou que o BAD "continuará a beneficiar do tratamento de credor preferencial (PCT)".

O relatório da agência de notação de risco observou ainda que "o BAD desempenhará um papel fundamental no apoio à região, em especial no contexto da covid-19".

A instituição aprovou um pacote de ajuda até 10 mil milhões de dólares (8,9 mil milhões de euros) para 2020, dos quais 6,9 mil milhões de dólares (6,15 mil milhões de euros) serão financiados pelo BAD e o restante através da sua vertente de empréstimos em condições favoráveis.

O Presidente do Banco, Akinwumi A. Adesina, manifestou-se muito satisfeito e saudou esta decisão da S&P Global.

"Continuaremos a manter estes padrões, com o forte apoio de todos os nossos acionistas, uma vez que fornecemos aos nossos países-membros, durante e após este período da pandemia da covid-19, o apoio financeiro, os conhecimentos e as políticas muito necessárias".

As três principais agências de rating, que atribuem a classificação mais elevada de triplo A ao BAD, saudaram o aumento de capital do banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório