Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Wall Street fecha dia sem rumo mas semana em alta

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em ordem dispersa, em sessão volátil explicada por motivos técnicos, mas positiva no conjunto da semana.

Wall Street fecha dia sem rumo mas semana em alta
Notícias ao Minuto

23:08 - 19/06/20 por Lusa

Economia bolsa

Os resultados definitivos do dia indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average cedeu 0,80%, para os 25.872,56 pontos.

O tecnológico Nasdaq avançou uns escassos 0,03%, para as 9.946,12 unidades, mas o alargado S&P500, cedeu 0,67%, para as 3.097,74.

No conjunto da semana, o Dow Jones progrediu 0,8%, o Nasdaq valorizou 2,4% e o S&P500 ganhou 0,9%.

Os índices nova-iorquinos estiveram com uma evolução em montanha russa durante a sessão de hoje, em dia qualificado como o "das quatro bruxas", no qual expiraram vários contratos de produtos financeiros.

Outros fatores que contribuíram para desestabilizar os investidores vieram de notícias como a da decisão da Apple de voltar a encerrar os seus armazéns nos Estados que estão a assistir a uma nova subida de casos de infetados com o novo coronavírus, como Arizona, Florida, Carolina do Norte e Carolina do Sul,

"Trata-se de Estados onde a pandemia não se tinha propagado tão depressa como em outras partes do país, por exemplo em Nova Iorque", relativizou Maris Ogg, da Tower Bridge Advisors.

Mas também a associação que representa as principais empresas mundiais de cruzeiro anunciou a suspensão dos trajetos com partida dos portos norte-americanos até 15 de setembro devido à pandemia.

Os títulos da Norwegian Cruise Line, Royal Caribbean e Carnival fecharam todos em forte baixa, com desvalorizações respetivas de 5,64%), 6,87% e 5,26%.

Mas apesar da evolução irregular de hoje, a bolsa de Nova Iorque continua a exibir uma forma insolente desde o final de março, apoiada entre outros pelos sinais de uma reabertura da economia norte-americana, as medidas titanescas de apoio do governo e da Reserva Federal, bem como as esperanças de avanços no tratamento ou na obtenção de uma vacina contra o coronavirus.

Mas vários operadores importantes bolsistas, como Jeremy Grantham e Leon Cooperman, já alertaram para a valorização dos índices nova-iorquinos e o risco de rebentar uma bolha.

"Este é um das fases altistas mais estranhas de que me recorde", reconheceu Maris Ogg, que não obstante considerou os receios largamente injustificados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório