Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Atividade económica do Brasil regista queda recorde de 9,73% em abril

A atividade económica do Brasil registou uma queda de 9,73% em abril face ao mês de março, um recorde da série histórica iniciada em 2003, informou hoje o Banco Central do país.

Atividade económica do Brasil regista queda recorde de 9,73% em abril
Notícias ao Minuto

15:36 - 18/06/20 por Lusa

Economia Brasil

Segundo o Banco Central brasileiro, a queda em abril foi a segunda registada no ano.

Em janeiro o Índice de Atividade Económica do Banco Central (IBC-Br) registou alta de 0,06%, em fevereiro expansão de 0,31% e, em março quando os primeiros impactos das medidas de isolamento social decretadas para controlar a pandemia de covid-19 foram sentidos no país, recuo 6,16%.

Comparando o desempenho da economia brasileira em abril de 2020 com o mesmo mês de 2019, a retração da atividade económica no país sul-americano foi de 15,09%.

Em 12 meses encerrados em abril, o IBC-Br apresentou queda de 0,52%.

O IBC-Br é um indicador mensal usado pelo Governo brasileiro para antecipar o desempenho económico do país já que os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) são divulgados trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice também serve de referência para o Banco Central tomar decisões sobre a taxa básica de juros.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade na indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos arrecadados.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 955 mil e 46.510, respetivamente), depois dos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 449 mil mortos e infetou mais de 8,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório