Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Bruxelas aprova investimento de 83 milhões para o Metro de Lisboa

Objetivo é melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro da capital portuguesa.

Bruxelas aprova investimento de 83 milhões para o Metro de Lisboa

A Comissão Europeia anunciou, esta quinta-feira, que aprovou um investimento de 83 milhões de euros do Fundo de Coesão com o objetivo de melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas do Metro da capital portuguesa.

"Este projeto trará benefícios para a área metropolitana de Lisboa: ligações mais fáceis entre todos os modos de transporte público, tempos de viagem mais curtos, redução das emissões de CO2 e melhor acesso a estes serviços, nomeadamente para as pessoas com mobilidade reduzida", refere Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas, citada num comunicado ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com a Comissão Europeia, este projeto vai "melhorar as ligações, eficiência e segurança das linhas de metro da capital portuguesa. Vai ligar a linha amarela, que serve a zona com a maior densidade de empregos, com a linha verde, tornando-a circular. Depois de concluída, a rede de metro melhorada reduzirá os estrangulamentos e os tempos de viagem na área metropolitana de Lisboa", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Em fereveiro, o Metropolitano de Lisboa disse que a construção da linha circular, que foi, entretanto, suspensa, iria reduzir o "número de viaturas de transporte individual" na cidade, os "níveis de emissões poluentes e do espaço ocupado" na via pública.

Também a Comissão Europeia considera que o projeto vai "assegurar uma melhor ligação entre o centro urbano da cidade e a periferia, especialmente para as pessoas que se deslocam a partir dos concelhos de Oeiras, Cascais, Almada, Seixal e Montijo até ao Cais do Sodré", pelo que se prevê um aumento da utilização dos transportes público quando o mesmo estiver concluído

Ainda segundo Bruxelas, a conclusão do projeto está prevista para 2024

A linha circular tem um custo total estimado de 210 milhões de euros, com 46 milhões de euros já no próximo ano. O investimento prevê o prolongamento da linha de metro em 1.900 metros e a construção de duas novas estações -- Estrela e Santos -- para ligar o Rato ao Cais do Sodré.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório