Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

BdP "foi informado" do fim das negociações entre o Abanca e o Eurobic

O espanhol Abanca anunciou na terça-feira que desistiu de comprar o EuroBic "uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas".

BdP "foi informado" do fim das negociações entre o Abanca e o Eurobic
Notícias ao Minuto

09:17 - 17/06/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia EuroBic

O Banco de Portugal (BdP) anunciou, esta quarta-feira, que foi informado do fim das negociações entre o Abanca e o Eurobic, por "não ter sido possível alcançar um acordo entre as partes" relativamente às condições da aquisição. 

O espanhol Abanca anunciou na terça-feira que desistiu de comprar o EuroBic "uma vez que as condições acordadas para o referido objetivo não foram cumpridas", indicou o banco num comunicado.

O BdP lembra que o acordo entre ambos "permitiria operar uma alteração na estrutura acionista do Eurobic, num contexto em que um dos acionistas de referência tem, como é público, as ações sob arresto e, consequentemente, está impedido de exercer os respetivos direitos de voto". 

Além disso, acrescenta o supervisor, "os demais acionistas, titulares de 57,5% do capital, mantêm o exercício pleno dos seus direitos, sendo responsáveis por assegurar que o EuroBic continua a desenvolver normalmente a sua atividade – que o Banco de Portugal continuará a acompanhar – em cumprimento do quadro legal e regulamentar aplicável", refere a instituição liderada por Carlos Costa.

A 5 de maio, o Abanca dizia que tinha renovado a aposta na compra do Eurobic, mas por um preço inferior ao inicial, devido ao "efeito adverso" provocado pela covid-19.

"Naturalmente que os possíveis efeitos da covid-19 têm de estar retratados na negociação, porque vão ter claramente um efeito adverso", defendeu o presidente do banco, Juan Carlos Escotet Rodríguez, durante a videoconferência de imprensa em que anunciou os resultados do primeiro trimestre.

Abanca, que também está presente em Portugal, teve lucros de 127 milhões de euros de janeiro a março de 2020, depois de aumentar as provisões para 78 milhões de euros, nomeadamente para enfrentar os desafios criados com a pandemia de covid-19.

Juan Carlos Escotet Rodríguez repetiu, em resposta aos jornalistas, que o grupo mantinha, nessa altura, a aposta "estratégica" em Portugal e na compra do Eurobic.

O banco espanhol chegou no início de fevereiro a um pré-acordo para comprar 95% do capital do português EuroBic, aguardando as autorizações das autoridades regulatórias.

A operação estava "pendente da finalização" de uma 'due diligence'", um processo de busca de informação sobre uma empresa, neste caso do EuroBic, com o objetivo de fixar de forma objetiva o preço final da operação.

"O processo de 'due diligence' está por concluir e depois entramos na fase de negociação do contrato e condições financeiras, esperando ter resultados até ao fim de maio", disse, nesse dia, o presidente do Abanca.

Juan Carlos Escotet Rodríguez insistiu que "a possível diminuição do valor [do Eurobic] pode ter uma certa importância e isso tem de estar incorporado na operação".

Em 22 de janeiro último foi anunciado que a empresária Isabel dos Santos iria abandonar a estrutura acionista do EuroBic, uma medida para "salvaguardar a confiança na instituição", referia o banco, após a divulgação de documentos de uma investigação jornalística, num caso designado de 'Luanda Leaks'.

Abanca gere um volume de negócios de 85.537 milhões de euros, 37.166 milhões de euros em empréstimos e 47.621 milhões de euros em recursos de clientes, com mais de 700 escritórios e 6.000 trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório