Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Maior contágio? Pagar com notas e moedas é "seguro", revela o BdP

Estudo revela que a "degradação do vírus é mais rápida nas notas e moedas de euro do que no aço inoxidável, material usado, por exemplo, nas maçanetas das portas", segundo o Banco de Portugal.

Maior contágio? Pagar com notas e moedas é "seguro", revela o BdP
Notícias ao Minuto

09:30 - 15/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Covid-19

O Banco de Portugal disse, esta segunda-feira, que pagar com notas e moedas "é seguro", uma vez que a "probabilidade de contágio é muito baixa quando comparada com a de outras superfície", de acordo com um comunicado emitido pelo supervisor. Ainda assim, é recomendada a higienização frequente das mãos. 

"Estão a ser realizadas investigações sobre o SARS-CoV-2 e os resultados preliminares revelam que a respetiva carga viral apresenta um rápido declínio nas primeiras seis horas após deposição em notas e moedas de euro. A degradação do vírus é mais rápida nas notas e moedas de euro do que no aço inoxidável, material usado, por exemplo, nas maçanetas das portas. No caso das notas de euro, a diminuição da carga viral é 10 a 100 vezes mais rápida nas primeiras horas do que no aço inoxidável", revela o BdP

As conclusões apontam, por isso, para uma probabilidade de contágio "muito baixa" em comparação com outras superfícies, mas é importante lavar frequentemente as mãos, uma vez que o dinheiro passa pelo manuseamento de muitas pessoas. 

"Porque são manuseadas por um grande número de pessoas, é importante que os utilizadores higienizem sempre as mãos após o contacto com notas e moedas, independentemente de existir ou não um contexto de pandemia", sublinha o Banco de Portugal. 

O que fazer após ter contacto com notas ou moedas? 

Segundo o BdP, as medidas básicas de proteção contra o novo coronavírus devem ser aplicadas conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

"Após o contacto físico com objetos frequentemente tocados, incluindo notas e moedas, os utilizadores devem evitar tocar no rosto, olhos e boca e devem fazer uma lavagem cuidadosa das mãos, com água e sabão, ou higienizar as mãos com soluções próprias à base de álcool", recomenda o supervisor da banca. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório