Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Federação sindical diz que 850 milhões para CP não dá para investimentos

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) considerou hoje que os 850 milhões de euros atribuídos à CP, nos próximos 10 anos, não chegam para fazer investimentos, mas apenas para a gestão quotidiana.

Federação sindical diz que 850 milhões para CP não dá para investimentos
Notícias ao Minuto

19:40 - 12/06/20 por Lusa

Economia CP

"Este dinheiro não chega para fazer os investimentos de que a empresa precisa, isto serve para assegurar a gestão do dia, numa altura em que a CP assegura um serviço público e teve uma redução drástica de receita", disse o coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira, à agência Lusa.

O Governo vai transferir, nos próximos 10 anos, mais de 850 milhões de euros para a CP para o cumprimento das obrigações de serviço público, segundo a resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário da República.

Para este ano, o valor das compensações financeiras à empresa pelo cumprimento das obrigações de serviço público será de 88 milhões de euros.

Segundo José Manuel Oliveira, a CP teve uma redução drástica de receita, com a redução do preço dos passes há cerca de um ano e com a quebra verificada durante o período de confinamento para travar a pandemia e ao mesmo tempo está sem contrato programa com o Governo.

"Mas a CP continua a prestar o serviço público e este dinheiro é a resposta do Governo a esse serviço e assegura a sobrevivência da empresa, nomeadamente o pagamento de salários", disse.

O sindicalista, que tem defendido a necessidade de a CP fazer investimentos, nomeadamente em material circulante, considerou que para isso são necessárias outras verbas, direcionadas para projetos concretos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório