Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Preços recuam em maio, inflação fica negativa nos 0,7%

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) recuou 0,5 pontos percentuais em maio, face a abril, para -0,7%, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Preços recuam em maio, inflação fica negativa nos 0,7%
Notícias ao Minuto

11:44 - 12/06/20 por Lusa

Economia INE

Com arredondamento a uma casa decimal, esta taxa coincide com a estimativa rápida divulgada em 29 de maio, refere.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de -0,4%, inferior em 0,2 pontos percentuais à registada em abril.

Por classes de despesa e face ao mês precedente, o INE destaca a diminuição das taxas de variação homóloga das classes dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, dos transportes e dos acessórios para o lar, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação, com variações de 2,2%, -4,2% e -1,1%, respetivamente (3,8%, -3,3% e -0,3% em abril).

Em sentido oposto, assinala-se o aumento da taxa de variação homóloga da classe das comunicações, com uma variação de -1,3% (-4,3% no mês anterior).

A variação mensal do IPC foi -0,4% (0,3% no mês precedente e 0,1% em maio de 2019), sinaliza o INE.

Já a variação média dos últimos doze meses foi 0,1%, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais à registada no mês anterior.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de -0,6%, taxa inferior em 0,5 pontos percentuais à do mês anterior e inferior em 0,7 pontos percentuais à estimativa do Eurostat para a área do euro (em abril de 2020, esta diferença foi 0,4 pontos percentuais).

O IHPC registou uma variação mensal de -0,2% (0,8% no mês anterior e 0,3% em maio de 2019) e uma variação média dos últimos doze meses de 0,1% (valor idêntico ao registado no mês precedente).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório