Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

As frases do "CR7 do Ecofin" que começa hoje a preparar a sucessão

Seleção de frases do ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, que lança hoje o processo de candidaturas à sua sucessão na presidência do Eurogrupo, da qual abdicou:

As frases do "CR7 do Ecofin" que começa hoje a preparar a sucessão
Notícias ao Minuto

06:37 - 11/06/20 por Lusa

Economia Eurogrupo

"Esta eleição na política interna em Portugal na verdade não muda nada. Nós temos um princípio de credibilização e de responsabilização das políticas económicas em Portugal, ela é feita com certeza no contexto económico e monetário em que Portugal se encontra, e isso era assim antes desta eleição, e vai ser assim após esta eleição."

No dia da eleição como presidente do Eurogrupo

04-12-2017

"Eu continuo a ser ministro das Finanças de Portugal, e isso é uma enorme diferença face a outras situações com as quais esta eleição possa ser comparada. Traz para o país uma distinção que nenhuma outra até hoje tinha trazido."

No dia da eleição como presidente do Eurogrupo

04-12-2017

"Estou muito motivado para liderar o Eurogrupo nos próximos dois anos e meio. Agradeço ao Jeroen [Dijsselbloem] pelo trabalho duro e pelos compromissos que conseguimos atingir nos últimos cinco anos. Muito foi feito. Saímos da crise, mas o trabalho ainda não acabou, certamente nunca está, mas a janela de oportunidade que temos agora em termos políticos e económicos deve ser usada para completar a reforma das instituições da zona euro."

Cerimónia de passagem de 'testemunho' da presidência do Eurogrupo do holandês Jeroen Dijsselbloem para Mário Centeno

12-01-2018

"É muito motivante aquilo que nos espera nos próximos dois anos e meio, mostraremos todo o empenho no processo de construção de uma Europa mais robusta e mais resistente a crises, que é aquilo que os decisores políticos têm como obrigação fazer para com os seus cidadãos, numa relação transparente e que traga previsibilidade à vida de todos nós."

12-01-2018

"Portugal tem, obviamente, imenso a ganhar -- como todos os outros países -- da superação destes desafios que agora enfrentamos e vamos dar o nosso melhor."

12-01-2018

"Portugal é um dos mais importantes 'case study' na Europa nestes dias."

17-01-2018

"Politicamente, é muito importante que neste momento em concreto possamos olhar para a expansão da zona euro com muito otimismo e com muita determinação. Temos naturalmente de criar condições para que isso aconteça."

22-01-2018

"Depois de ter estado focado, durante muitos anos, na gestão de crises, o Eurogrupo pode finalmente virar todas as suas atenções para o processo de completar a arquitetura da UEM [União Económica e Monetária]".

20-02-2018

"Eu, enquanto presidente do Eurogrupo, recomendaria a todos os países da área do euro manterem o excelente trabalho que tem sido feito em cada um desses países no sentido de promover a estabilidade das contas públicas, a estabilidade do sistema financeiro e a melhoria da competitividade da área do euro."

21-02-2018

"[Se os problemas existentes não forem resolvidos,] a próxima crise virá mais cedo e pode doer tanto [como a anterior]. Não estamos ainda totalmente a salvo."

01-03-2018

"Quanto à reforma do MEE [Mecanismo Europeu de Estabilidade], estamos a fazer bons progressos. Há um apoio alargado para reforçar o papel do MEE na gestão de crises no atual quadro institucional, evitando ao mesmo tempo duplicações com a Comissão Europeia."

12-03-2018

"A União Bancária é uma prioridade. (...) Completar a União Bancária, com os três pilares, será uma grande conquista para nós neste ano."

20-03-2018

"Às vezes, os políticos podem ter más ideias, mas todos nós, coletivamente, temos de nos dar e resolver as boas e as más ideias e tentar encontrar soluções e, por isso, a discussão sobre o 'Brexit' é tão importante, por um lado para mostrar a determinação na construção do futuro e do ponto de vista do Reino Unido da definição de qual é a relação que o país quer ter com esta noção da Europa."

09-05-2018

"A Grécia reconquistou o controlo pelo qual lutou. Com controlo, vem a responsabilidade. Os gregos pagaram caro as más políticas do passado, pelo que voltar atrás seria um erro prejudicial."

Numa mensagem em vídeo dirigida aos gregos no dia em que a Grécia deixou de estar sob o controlo da 'troika'

20-08-2018

"Há questões que se levantaram após sabermos a trajetória para o défice proposta pelo Governo italiano (...). Há um conjunto de princípios de gestão orçamental que devem ser seguidos por todos os países que estão na área do euro."

01-10-2018

"As nossas regras orçamentais não são um fim em si mesmas, visam criar as condições para um crescimento económico sustentável e facilitar o funcionamento da União Económica e Monetária."

20-11-2018

"A sua importância e o seu impacto durante as duas primeiras décadas da sua história são incontestáveis, mas o seu futuro permanece por escrever. A responsabilidade que pesa sobre nós é, assim, histórica."

Em comunicado, a propósito do 20.º aniversário do 'nascimento' do euro

30-12-2018

"A grande notícia dos últimos tempos é que Portugal deixou de ser tema de discussão no Eurogrupo."

TSF/Dinheiro Vivo, 12-01-2019

"Muito foi alcançado [nestes anos, mas é] necessário mais para assegurar que a zona euro está bem preparada para lidar com futuras crises."

Na celebração do 20.º aniversário da criação do euro

15-01-2019

"Há votações importantes ainda no Reino Unido. Nós todos desejamos que haja um acordo e que esse acordo permita que se crie uma situação de previsibilidade para todos os agentes económicos e financeiros."

21-01-2019

"O euro é a segunda moeda do sistema monetário internacional, a seguir ao dólar, por uma larga margem. Contudo, o euro fica aquém do que seria de esperar dada a relevância económica da Europa no mundo."

22-03-2019

"Muitos esperavam que a UE se dividisse diante do processo do 'Brexit'. Muitos esperavam que a UE vacilasse perante os desafios da nova administração norte-americana à ordem internacional. Mas a Europa demonstra uma notável resiliência e união."

09-05-2019

"A Europa vive o maior e mais sustentável e prolongado período de recuperação económica das últimas décadas."

29-05-2019

"A Europa precisa de uma liderança, precisa de clareza, de modo a permitir que as nossas economias e as nossas sociedades continuem a crescer."

21-06-2019

"Ao encontrar um candidato para dirigir o FMI, como em outras decisões da União Europeia, devemos lutar por uma posição comum. Quero ajudar a encontrar esse consenso e, por isso, não participarei nesta etapa do processo."

Twitter, 01-08-2019

"Saúdo a equipa de Von der Leyen para a Comissão Europeia e estou ansioso por começar a trabalhar de perto com os seus comissários no nosso objetivo comum de reforçar o euro."

Twitter, 10-09-2019

"Temos assistido a muitos avanços e recuos por parte da administração norte-americana relativamente à sua política (comercial). Em futebol, é como quando o defesa tem pela frente um jogador nervoso."

Der Spiegel, 05-11-2019

"A contenção já implementada está a levar a economia a tempos de guerra. A hora é de conter aquilo que é a pandemia, mas a hora é também de manter a economia a funcionar, de manter o emprego, de garantir que as empresas têm liquidez para num momento difícil conseguir manter as suas obrigações."

18-03-2020

"Todos na Europa percebem exatamente a natureza desta crise, o seu caráter totalmente exógeno à vontade dos governos, a eventuais más políticas que tivessem sido seguidas. Não estamos a falar de crises estruturais."

18-03-2020

"Sairemos desta crise com uma dívida mais alta para todos os Estados. É decisivo que essas dívidas não sejam um obstáculo para que os Estados assumam novas dívidas. Para isto precisamos de prazos longos e juros baixos. Um caminho para reduzir a carga da crise seria a emissão de títulos de dívida comum [os chamados 'coronabonds']. Poderiam ser limitados no tempo, como contempla a proposta francesa,"

Jornal alemão "Süddeutsche Zeitung", 04-04-2020

"Todos temos a noção de que este não é um momento para manter as políticas do costume. Temos de mostrar aos nossos cidadãos que a Europa os protege."

Numa mensagem vídeo divulgada antes de uma reunião do Eurogrupo considerada decisiva para a resposta económica europeia à crise provocada pela pandemia de covid-19

07-04-2020

"Estamos nisto juntos. Todos em confinamento, com o número de vítimas a aumentar a cada hora, e sem fim à vista. Todos os dias somos recordados de que este vírus é cego. Cego às bandeiras, ao género, à cor ou à classe social. Não há passageiros de primeira classe. Ou afundamo-nos ou nadamos juntos. Esta é uma verdadeira emergência. Isto é global."

09-04-2020

"Precisamos de dois anos inteiros pelo menos para voltar ao nível de 2019. Com cautela, porque a dívida [pública] requer mais tempo, mas é fazível que em finais de 2022 voltemos aos níveis de 2019."

Entrevista aos jornais El Mundo (Espanha), Le Monde (França), Frankfurter Allgemeine Zeitung (Alemanha), Corriere della Sera (Itália) e NRC (Holanda), 15-04-2020

"Esta é uma crise simétrica que inevitavelmente vai levar a que todos os países fiquem com mais dívida no curto prazo e que enfrentem, no segundo trimestre de 2020, uma recessão verdadeiramente avassaladora. Os velhos livros pelos quais nos regíamos já não nos servem neste período. A resposta que temos de dar tem de ser enquadrada nesta nova realidade."

Público, 21-04-2020

"[Estamos a falar de] doze zeros [para o plano de recuperação]. As nossas calculadoras dos telemóveis não dão para introduzir esses números. Só calculadoras científicas conseguem lidar com doze zeros."

Público, 21-04-2020

"A emergência sanitária vai introduzir uma fatura pesada na economia da zona euro, como demonstram as previsões de primavera da Comissão Europeia. Não podemos evitar o vírus, mas podemos aliviar o seu efeito sobre os cidadãos e as empresas europeias."

Twitter, 06-05-2020

"Este é um salto na integração, com certeza. Dívida comum, um debate sobre impostos da União Europeia e uma grande quantidade de dinheiro comum para combater esta crise. (...) Infelizmente, é muito mais fácil fazer este tipo de progressos [na União Europeia] durante tempos de crise do que quando o sol está a brilhar."

Sobre as medidas da resposta europeia à crise

CNBC, 29-05-2020

"Se se comparar o tamanho disto [da resposta europeia] ao que era esperado nos anteriores instrumentos orçamentais para a competitividade e convergência na zona euro, é quase 75 vezes maior. [Este] é um momento muito importante para a Europa."

Sobre as medidas da resposta europeia à crise

CNBC, 29-05-2020

"A busca de uma vacina para este vírus, em termos medicinais, está a progredir à máxima velocidade, [mas] na política económica, não existe esse cenário, de ter uma espécie de vacina."

05-06-2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório