Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Governo: Confederação do Turismo realça "muito boa relação" com Centeno

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) destacou hoje a "muito boa relação" mantida com o ministro das Finanças cessante, Mário Centeno, desejando "as maiores felicidades" ao seu sucessor numa "complexa conjuntura nacional e internacional".

Governo: Confederação do Turismo realça "muito boa relação" com Centeno
Notícias ao Minuto

16:13 - 09/06/20 por Lusa

Economia CTP

"A relação da CTP com o Ministro das Finanças foi muito boa. Mário Centeno demonstrou sempre disponibilidade e capacidade de diálogo", sustenta o presidente da confederação, Francisco Calheiros, numa nota escrita enviada à agência Lusa.

Ao sucessor de Centeno -- o até agora secretário de Estado do Orçamento, João Leão -- a CTP deseja "as maiores felicidades" no exercício das suas novas funções, numa altura em que se vive uma "complexa conjuntura nacional e internacional".

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

Segundo uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu de António Costa "as propostas de exoneração, a seu pedido, do ministro de Estado e das Finanças, professor doutor Mário Centeno, e de nomeação, em sua substituição, do professor doutor João Leão".

O Presidente da República "aceitou as propostas", lê-se na mesma nota.

João Leão é doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e integrou a equipa económica de António Costa logo em 2015, tendo feito parte do grupo de economistas que preparou o cenário macroeconómico e que acompanhou o programa eleitoral do PS.

Secretário de Estado do Orçamento desde novembro de 2015, João Leão tem sido responsável pela política orçamental dos governos de António Costa.

Fonte do executivo disse à agência Lusa que a substituição de Mário Centeno por João Leão "constitui um garante natural de continuidade dos resultados alcançados pela governação em matéria de finanças públicas".

De acordo com a mesma fonte, o ainda secretário de Estado do Orçamento possui "um sólido conhecimento da economia portuguesa, tendo liderado o Gabinete de Estudos do Ministério da Economia durante cinco anos, durante a vigência de distintos governos".

Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou o Orçamento suplementar, ladeado pelo ministro das Finanças cessante e pelo seu sucessor nesta pasta, o primeiro-ministro afirmou compreender e respeitar que Mário Centeno pretenda abandonar o cargo e abrir "um novo ciclo" na sua vida, elogiando a sua capacidade de trabalho e humanismo.

"A vida é feita de ciclos e quero aqui expressar publicamente que compreendo e respeito que o doutor Mário Centeno queira abrir um novo ciclo na sua vida. Este foi um longo ciclo. Pela segunda vez em 46 anos da nossa democracia, um ministro das Finanças cumpriu integralmente uma legislatura de quatro anos", declarou António Costa.

Em relação aos mandatos no executivo por Mário Centeno, o primeiro-ministro apontou também que, "pela primeira vez na democracia portuguesa, para além de ter cumprido integralmente o mandato de quatro anos, ainda preparou o início da atual legislatura e assegurou a aprovação do primeiro orçamento dessa legislatura, tendo ainda estado na preparação do primeiro e único Orçamento suplementar do conjunto destes anos".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório