Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Centeno anuncia que não é candidato a um segundo mandato no Eurogrupo

Depois de ser oficial a saída de Mário Centeno do Governo, o ministro demissionário recorreu ao Twitter para anunciar que não vai avançar com uma recandidatura ao cargo de presidente do Eurogrupo.

Centeno anuncia que não é candidato a um segundo mandato no Eurogrupo
Notícias ao Minuto

14:20 - 09/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Eurogrupo

Através do Twitter, Mário Centeno informou o Eurogrupo de que o seu percurso na presidência da instituição "terminará no próximo dia 13 de junho". Na próxima quinta-feira, dia 11, "informarei os meus colegas do Eurogrupo da minha decisão de não concorrer a um segundo mandato, uma vez que em 15 de junho deixarei o do cargo de ministro das Finanças de Portugal", pode ler-se no tweet que publicou.

Centeno acrescenta que, também na reunião do Eurogrupo de quinta-feira, que ainda será celebrada por videoconferência, lançará "o convite à apresentação de candidaturas" e delineará o processo de eleição para a sua sucessão.

Deste modo, embora cesse funções como ministro das Finanças na próxima segunda-feira, data em que tomará posse João Leão, Centeno continuará a desempenhar as funções de presidente do Eurogrupo ainda durante aproximadamente mais um mês. 

Eleito em 4 de dezembro de 2017 para a presidência do Eurogrupo, por um período de dois anos e meio, Centeno despedir-se-á assim do cargo em julho, tornando-se o primeiro presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro a cumprir apenas um mandato.

Centeno foi o terceiro presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018).

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento.

[Notícia atualizada às 14h36]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório