Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Ibersol diz que é expectável perda no volume de negócios de 30% este ano

O grupo Ibersol, que no final de março encerrou 75% dos seus restaurantes, considerou hoje ser "expectável" que a crise da pandemia de covid-19 provoque "perdas no volume de negócios de cerca de 30%" este ano.

Ibersol diz que é expectável perda no volume de negócios de 30% este ano
Notícias ao Minuto

19:08 - 05/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol refere que "o resultado líquido consolidado no final do primeiro trimestre atingiu o valor de -9,0 milhões de euros, que compara com o registado em 2019 no montante de -2,0 milhões de euros".

O grupo salienta que "a interrupção abrupta da atividade na segunda metade do mês março [devido à pandemia de covid-19], penalizou fortemente a rendibilidade do mês e consequentemente do trimestre, não tendo sido possível neste período ajustar as rubricas de custo à redução de vendas, o que conduziu inevitavelmente a aumentos do peso das mesmas e inerente perda de rentabilidade".

No primeiro trimestre, o volume de negócios consolidado caiu 7,5% para 95 milhões de euros.

As vendas de restauração recuaram 6,9% para 92,1 milhões de euros, as de mercadorias desceram 22,6% para 2,4 milhões de euros e as prestações de serviços diminuíram 29,6% para 600 mil euros, no período em análise.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) baixou 27,4% para 14,9 milhões de euros.

Nas vendas de restauração, as relativas aos restaurantes diminuíram 10% para 21,6 milhões de euros, as dos balcões baixaram 4,1% para 49,2 milhões de euros, e as de concessões e 'catering' recuaram 9,9% para 21,3 milhões de euros.

"O ano de 2020 apresentava sinais promissores nos meses de janeiro e fevereiro, verificando-se uma evolução positiva do mercado da restauração na Península Ibérica, que conjugada com os efeitos da expansão ocorrida no final de 2019 e o alargamento do segmento de 'delivery' através de agregadores à generalidade das marcas, permitia registar crescimentos das vendas de restauração superiores a 15%", adianta.

No segmento balcões, "o impacto dos encerramentos e das restrições de circulação foram minimizados por três relevantes fatores", refere a Ibersol.

São eles o "bom desempenho que este segmento apresentava desde o início do ano", o impacto "da expansão, nomeadamente das marcas Burger King, KFC e Taco Bell", e a manutenção em funcionamento "de restaurantes com serviço de 'delivery' e 'take away', nomeadamente através 'drive-thru', desde que foi decretado o estado de emergência".

No trimestre foram encerradas seis unidades, três delas franquiadas "e concretizou-se a abertura de seis novos restaurantes próprios. O encerramento dos três restaurantes próprios em Espanha resultou da opção de não renovação dos contratos de arrendamento da Pans Callao e Ribs Faro Guadiana, e do final de contrato de concessão da Pans no estádio do FCB", prossegue.

"Dando seguimento à estratégia de expansão da KFC foram abertos quatro novos restaurantes, um dos quais em Espanha, um Burger King em Portugal e o último restaurante que restava por abrir para concluir a operação em pleno da totalidade dos restaurantes no aeroporto de Barcelona ao abrigo do contrato que teve início em maio de 2018", aponta.

No final do trimestre, o número total de unidades era de 659 (550 próprias e 109 franquiadas).

Ibersol refere que, "para conciliar a redução abrupta da atividade e a proteção dos empregos, as empresas do grupo aderiram ao ERTE (Expediente de Regulación Temporal de Empleo) em Espanha e ao 'lay-off' simplificado e normal em Portugal".

Os custos com pessoal aumentaram 7,2% no trimestre, tendo o peso desta rubrica aumentado para 38,7% do volume de negócios (33,4% em 2019).

"O investimento total ascendeu a 4,5 milhões de euros. Cerca de 4,2 milhões corresponde ao investimento incorrido na concretização do plano de expansão e o restante na remodelação e modernização de alguns restaurantes", adianta.

No final de março, o endividamento líquido era de 432,6 milhões de euros, mais 25,5 milhões de euros do que o "valor registado no final de 2019".

Relativamente à gestão do risco de liquidez, "o grupo manteve cerca de 15 milhões de euros de linhas de crédito que tinha disponíveis e não utilizadas, contratou linhas adicionais de 31 milhões de euros e refinanciou cerca de 15 milhões euros, durante o primeiro trimestre".

Adicionalmente, "desencadeou o processo de negociação, para formalização no segundo trimestre, de um reforço de liquidez de cerca de 60 milhões de euros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório