Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Proença-a-Nova investe na requalificação da Praia da Aldeia Ruiva

A Câmara de Proença-a-Nova vai investir 833 mil euros na requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, um projeto que inclui a criação de um Centro Interpretativo e uma piscina biológica, foi hoje anunciado.

Proença-a-Nova investe na requalificação da Praia da Aldeia Ruiva
Notícias ao Minuto

09:45 - 05/06/20 por Lusa

Economia Proença-a-Nova

A requalificação da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, já arrancou e prevê-se que esteja concluída antes do início da época balnear do próximo ano.

"O objetivo é estruturar este espaço enquanto produto turístico destinado a famílias e, ao mesmo tempo, manter a aposta contínua em criar condições para usufruir deste lugar durante todo o ano, quebrando assim a sazonalidade, transformando-o num polo de atração, não só para os turistas, mas para a população em geral, inserido na estratégia de atratividade das praias fluviais e zonas balneares do concelho (...)", refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

O investimento total no projeto ultrapassa os 833 mil euros, dos quais 311 mil são financiados na sequência de uma candidatura ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal.

O projeto integra a criação de um Centro Interpretativo que inclui uma rota pedestre entre a Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e a Praia Fluvial do Malhadal, e a criação de uma piscina biológica na margem direita.

"Esta foi uma das primeiras praias da zona Centro que ao longo dos últimos 35 anos de utilização intensiva foi alvo de várias intervenções, conforme as necessidades", lê-se na nota.

O Centro Interpretativo do Corredor Fluvial da Aldeia Ruiva irá funcionar no antigo edifício que dava apoio à praia fluvial, mantendo as valências de restaurante e bar e balneários, e será complementado pela rota lúdico-pedagógica "O Ciclo da Água", que pode ser percorrida em qualquer época do ano.

"No verão incluirá partes do percurso dentro de água e no inverno será pelas levadas e paredes de xisto a cutelo que marginam a ribeira", explica a autarquia.

O projeto prevê ainda a construção de uma piscina biológica com dois tanques, com separação do tanque piscina e o tanque plantas, com um sistema de filtração a fim de se reduzir a dimensão do lago e aumentar a oxigenação da água, permitindo sensibilizar quanto à sustentabilidade ambiental.

Será também instalado um relvado, com árvores de sombreamento, quer para exposição ao sol, quer para jogos de praia, com acesso por rampa ao plano de água, o que irá permitir o abastecimento de carros de bombeiros ou outros.

"A intervenção no parque de campismo irá ao encontro das novas classificações impostas pelas alterações legislativas. Também o facto de a procura ser superior à oferta, criou no município a necessidade de o reformular, criando mais unidades de alojamento e definindo uma área para caravanas", conclui.

O parque vai receber mais quatro unidades de alojamento modulares, aumentando a oferta para cerca de 129 utentes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório