Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Operadores britânicos ansiosos por "corredor aéreo" para Portugal

Um operador turístico britânico disse ser importante saber nas próximas duas semanas se vai ser criado um "corredor aéreo" entre o Reino Unido e Portugal para que os turistas britânicos evitem cumprir quarentena no regresso. 

Operadores britânicos ansiosos por "corredor aéreo" para Portugal
Notícias ao Minuto

09:10 - 05/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

importante que seja nas primeiras duas semanas de junho. Se for depois, é mais difícil. Gostaríamos de ver o Governo britânico dizer que vai negociar um corredor aéreo com Portugal e que a partir de 01 de julho os turistas não teriam de fazer quarentena", disse o diretor do Sunvil Holliday Group, Noel Josephides.

Em declarações à agência Lusa, Noel Josephides afirmou que os operadores precisam que a situação fique clara rapidamente, para poderem coordenar-se com hotéis, transportadores aéreos e outros serviços. 

"O que precisamos de fazer é saber para começar a preparar o mais rápido possível, porque assim o impacto é menor", explicou. 

A partir de segunda-feira, dia 08, todas as pessoas que cheguem ao Reino Unido, incluindo britânicos, vão ser obrigadas a permanecer em isolamento durante 14 dias para reduzir a probabilidade de contágio da covid-19.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse na quarta-feira à BBC Radio 4 que o Governo português está em negociações para estabelecer uma "ponte aérea" que permita aos turistas britânicos que visitem Portugal evitar a quarentena no regresso. 

Porém, a ministra britânica do Interior, Priti Patel, afirmou no parlamento que a primeira reavaliação das medidas só será realizada na semana que começa em 28 de junho.

"Quaisquer abordagens internacionais serão bilaterais e acordadas com os outros países envolvidos e, é claro, precisaremos de garantir que esses países são considerados seguros", declarou Priti Patel. 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que na quarta-feira que não pretendia revelar as negociações em curso, mas apontou a existência de contactos com países europeus para encontrar soluções. 

Destino de mais de 2,5 milhões de britânicos todos os anos, "Portugal é um destino popular", admitiu uma porta-voz da Associação de Operadores Turísticos Britânicos (ABTA, na sigla em inglês).

"As férias são uma parte importante das nossas vidas e muitos turistas vão ficar satisfeitos por Portugal estar pronto a receber visitantes neste verão", adiantou.

Porém, recordou, além da quarentena que vai ser imposta à entrada do Reino Unido, atualmente o Ministério dos Negócios Estrangeiros desaconselha viagens não essenciais ao estrangeiro. 

"Esperamos ver mais detalhes sobre as propostas de 'ponte aérea' e quaisquer outras medidas que possam ajudar a reiniciar as viagens do Reino Unido", referiu a porta-voz da ABTA

A maioria dos clientes da Sunvil prefere fazer férias na Grécia, mas pelo menos 2.500 visitam Portugal todos os anos, sobretudo em pacotes customizados em regiões como o centro de Portugal, Alentejo e Açores. 

O perfil destes turistas é de pessoas que querem ter uma experiência diferente, longe das praias, explicou. 

"Deixam em Portugal muito dinheiro", garante Josephides

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório