Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal tem "aprovação provisória" de Bruxelas para Banco de Fomento

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que já tem uma "aprovação provisória" para a criação de um Banco de Fomento para auxiliar no financiamento às empresas na reação à crise económica causada pela pandemia de covid-19.

Portugal tem "aprovação provisória" de Bruxelas para Banco de Fomento
Notícias ao Minuto

21:40 - 04/06/20 por Lusa

Economia António Costa

Em entrevista à TVI, após o Conselho de Ministros ter aprovado o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), Costa contrariou "o ceticismo" do diretor da estação, Sérgio Figueiredo, quanto à criação e exequibilidade de um Banco de Fomento em Portugal.

"Vou ser franco: não acreditaria se não tivéssemos o trabalho de casa feito junto das instituições europeias", afirmou, dizendo a seguir que Portugal já tem "uma aprovação provisória da Comissão [Europeia] para um banco de fomento".

Essa instituição será importante, admitiu, para "canalizar fundos públicos ou de bancos de investimentos" para o tecido económico, sem dizer se isso é uma crítica à banca.

Numa entrevista conduzida por Sérgio Figueiredo e José Alberto Carvalho, na residência oficial de São Bento, o chefe do Governo admitiu que, três meses depois do início do surto epidémico, esta é ainda a fase de "estancar a hemorragia" e voltou à tese -- usou o termo por duas vezes -- de que a crise "está a doer e vai doer".

"Não há plano que nos salve da dor. Esta crise está a doer e vai doer", afirmou, numa referência ao Programa de Estabilização Económica e Social.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório