Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Empresas: Governo relança programa Adaptar com alterações

O Governo aprovou hoje o relançamento do programa Adaptar, mas direcionado a estabelecimentos comerciais e consultoria a microempresas, para adaptação ao contexto da pandemia de covid-19.

Empresas: Governo relança programa Adaptar com alterações
Notícias ao Minuto

21:04 - 04/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

Em Conselho de Ministros, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), o executivo anunciou o 'Adaptar 2.0', para "adaptação e modernização de estabelecimentos comerciais, financiando investimentos na adaptação ao contexto covid-19, em frentes de loja, áreas de acesso ao público", entre outras, segundo informação hoje divulgada.

Além disso, será lançado o 'Adaptar+', de "consultoria para adaptação ao contexto covid (e pós-covid), com vista a auxiliar e estimular microempresas a atualizar e remodelar os seus estabelecimentos e unidades de produção", de acordo com o PEES.

Não foram divulgados valores para estas iniciativas.

O programa Adaptar original tinha como objetivo apoiar as empresas para a "adaptação aos novos modelos de funcionamento nesta fase de reabertura de grande parte da atividade económica nacional, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias".

No entanto, a semana passada, o presidente do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, Nuno Mangas, confirmou que os apoios aos microempresários no âmbito do programa, no montante de 50 milhões de euros, lançados em 15 de maio, estavam esgotados, não estando previsto, nessa altura, reforço de verbas.

"Não tenho informação que vá haver reforço da componente das microempresas", disse Nuno Mangas, na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

O IAPMEI recebeu um total de 12.930 candidaturas ao programa dirigido às microempresas (até 10 trabalhadores) e que contemplava um apoio em 80% a fundo perdido para despesas entre os 500 e os 5.000 euros, sendo elegíveis as realizadas desde 18 de março, data da declaração do estado de emergência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório