Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

PIB da Grécia cai 1,6% em cadeia e 0,9% em termos homólogos

O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia no primeiro trimestre contraiu-se 1,6% face ao último trimestre de 2019 e 0,9% relativamente ao mesmo período do ano passado devido à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

PIB da Grécia cai 1,6% em cadeia e 0,9% em termos homólogos
Notícias ao Minuto

12:30 - 04/06/20 por Lusa

Economia 1.º trimestre

De acordo com os dados provisórios corrigidos de variações sazonais hoje publicados pela agência de estatística grega (Elstat), a queda de 0,9% em termos homólogos foi a maior num primeiro trimestre desde 2013.

Referindo-se aos dados hoje divulgados, o ministro das Finanças grego, Jristos Staikuras, sublinhou que "a recessão está claramente abaixo da média europeia que, segundo o Eurostat, atingiu 3,2%".

Segundo Staikuras, os números mostram que o plano económico do Governo grego -- que inclui uma série de benefícios fiscais e auxílios a empresas e trabalhadores -- e a adoção do mesmo seguem na direção certa.

Contudo, o resultado final vai depender em grande parte do impacto da pandemia no turismo, que representa mais de 25% da economia do país. No pior cenário, o Governo espera uma queda no PIB de até 12%.

De momento, o executivo do conservador Kyriakos Mitsotakis está confiante de que o facto de a Grécia ser um dos países turísticos onde se registaram menos mortos (até agora 179) servirá para se tornar um destino preferido da próxima temporada difícil.

Os dados publicados hoje mostram que no primeiro trimestre a formação bruta de capital fixo (investimento) diminuiu 8,4% em relação aos três meses anteriores e 6,4% em relação ao mesmo período de 2019.

As exportações aumentaram 0,1% em relação ao trimestre anterior e as importações diminuíram 5,4%.

Na comparação homóloga, as exportações aumentaram 2,5% e as importações 0,2%.

O consumo diminuiu 0,7% em relação ao trimestre anterior e 0,1% na comparação homóloga.

No entanto, a Elstat esclareceu que os dados do primeiro trimestre de 2020 devem ser revistos quando os números do segundo trimestre forem recolhidos, o que inclui uma série de indicadores que ainda não estão disponíveis.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório