Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Moçambique espera decisão final de investimento da Área 4 para 2021

O presidente do Instituto Nacional de Petróleo (INP) de Moçambique, Carlos Zacarias, disse hoje esperar que a decisão final de investimento para a produção de gás natural liquefeito em terra na Área 4, norte do país, seja tomada em 2021.

Moçambique espera decisão final de investimento da Área 4 para 2021
Notícias ao Minuto

16:38 - 03/06/20 por Lusa

Economia Moçambique

"A decisão final de investimento do Projeto Rovuma LNG foi adiada para, em princípio, o próximo ano", referiu em conferência de imprensa.

A petrolífera norte-americana ExxonMobil anunciou no início de abril o adiamento, sem prazo, da decisão que era esperada para este ano.

O adiamento deve-se a um corte nas despesas de capital em 30% e nas despesas operacionais em 15% devido à queda dos preços do petróleo e derivados, provocada pelo excesso de oferta e baixa procura com a pandemia de covid-19. 

O empreendimento está avaliado entre 20 a 25 mil milhões de dólares (18,3 a 23 mil milhões de euros), um dos maiores previstos para África.

É um valor semelhante ao do megaprojeto da Área 1 da petrolífera francesa Total - que já disse continuar a avançar como previsto - e sobre os quais recaem as esperanças de Moçambique para dar fôlego à sua economia.

Ainda dentro da Área 4, o desenvolvimento da plataforma flutuante Coral Sul prossegue como previsto, com o navio em construção na Coreia do Sul e início de exploração marcado para 2022.

A plataforma em mar alto vai fornecer 3,4 milhões de toneladas por ano (mtpa) de gás liquefeito.

A extração em mar e processamento em terra (pensínsula de Afungi) das jazidas Mamba, cuja decisão de investimento ficou adiada, deverá fornecer 4,5 vezes mais, ou seja, 15 mtpa.

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma 'joint venture' em co-propriedade da ExxonMobil, Eni e CNPC (China), que detém 70 por cento de interesse participativo no contrato de concessão. 

A Galp, KOGAS (Coreia do Sul) e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (Moçambique) detém cada uma participações de 10%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório