Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

CNA pede ajudas extraordinárias para agricultores afetados pelo temporal

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) pediu hoje ao Governo a adoção de medidas de apoio extraordinárias para os agricultores afetados pela tempestade de domingo, cujo estragos somam, numa primeira estimativa, dezenas de milhões de euros.

CNA pede ajudas extraordinárias para agricultores afetados pelo temporal
Notícias ao Minuto

16:02 - 03/06/20 por Lusa

Economia Agricultura

"As fortes intempéries que no passado fim de semana se abateram sobre algumas regiões, com chuva, ventania e granizo, causaram grandes prejuízos aos agricultores em praticamente todas as culturas de hortícolas a batatais, pomares, vinhas e olivais", indicou, em comunicado, a CNA.

Segundo a confederação agrícola, as primeiras estimativas apontam para perdas na ordem das dezenas de milhões de euros.

Assim, os agricultores reclamam ao Governo uma intervenção "imediata e capaz de evitar a falência de centenas de agricultores".

A CNA pede o "rápido e criterioso" levantamento dos prejuízos, a atribuição de uma ajuda excecional, a fundo perdido, calculada em função dos prejuízos e com um limite máximo por agricultor, assim como o aumento da comparticipação pública no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 e da medida restabelecimento do potencial produtivo.

"O Ministério da Agricultura e o Governo têm que agir rápida e eficazmente, designadamente com a atribuição dos meios financeiros indispensáveis", considerou a direção da CNA, ressalvando que, de outra forma, os agricultores vão ser forçados a abandonar a sua atividade.

Na terça-feira, o Governo assegurou estar a avaliar os estragos decorrentes do temporal de domingo, que afetou sobretudo as regiões Norte e Centro, ponderando ainda a possibilidade de criar uma linha de crédito para apoiar os produtores.

Em comunicado, o Ministério da Agricultura disse que estão a ser avaliadas medidas para minimizar os prejuízos, como a criação de uma linha de crédito bonificada para os produtores que registaram uma "forte quebra" provocada pelas "condições meteorológicas adversas".

De acordo com o mesmo documento, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, admitiu ainda a possibilidade de utilizar uma medida de prevenção de calamidades e catástrofes naturais para apoiar investimentos "destinados a reduzir ou prevenir o impacto de catástrofes naturais, fenómenos climáticos adversos ou acontecimentos catastróficos".

A medida em causa poderá permitir aos produtores das duas regiões instalar equipamentos como redes antigranizo, apontou.

Maria do Céu Albuquerque lembrou ainda que está agendada para 16 de junho uma reunião da comissão de acompanhamento do sistema dos seguros agrícolas, na qual está prevista a análise destas situações.

A tempestade de chuva, granizo e vento atingiu este domingo, sobretudo, o Fundão, a Covilhã, Belmonte e Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório