Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

China, EUA e Alemanha deverão perder 693 mil ME em exportações este ano

China, EUA e Alemanha serão os países mais afetados pelo abrandamento do comércio mundial em 2020, segundo a Euler Hermes, acionista da COSEC que estima que estas economias percam cerca de 693 mil milhões em exportações este ano.

China, EUA e Alemanha deverão perder 693 mil ME em exportações este ano
Notícias ao Minuto

12:42 - 03/06/20 por Lusa

Economia Euler Hermes

De acordo com os dados hoje divulgados pela seguradora que atua nos ramos do seguro de créditos e caução, a China deverá perder 251 mil milhões de euros, os EUA 224 mil milhões de euros e a Alemanha 218 mil milhões.

O estudo analisa ainda o impacto da desaceleração das trocas comerciais noutros parceiros comerciais de Portugal.

Estima-se que o cenário de abrandamento do comércio mundial tenha um impacto negativo nas exportações de Espanha e de França em 89 mil milhões cada, as do Reino Unido em 152 mil milhões e as de Itália em 92 mil milhões.

De acordo com esta análise, no primeiro trimestre de 2020 assistiu-se à maior quebra do comércio global desde 2009 -- uma contração de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019.

A tendência, estimam os economistas, deverá agravar-se no segundo trimestre do ano, pelo que em abril a quebra deverá ser de 13% em relação ao período homólogo de 2019.

"Por outro lado, a China começa a dar sinais de retoma", sinalizam.

Em março -- enquanto a Europa generalizava medidas de confinamento e Pequim as levantava -- as exportações da China recuperaram 12,4% em relação a fevereiro e 2,3% face ao mesmo período do ano anterior.

No mesmo mês, as exportações da zona euro recuaram 10% em comparação com o mesmo período de 2019.

"A expectativa dos economistas é de que a situação se agrave no segundo trimestre do ano, dado que cerca de metade do PIB mundial esteve parado para conter a pandemia de covid-19", refere.

Por setores, analisando o risco de elevadas perdas de exportação, destacam-se o energético (com perdas de 668 mil milhões de euros), seguido dos metais (com perdas de 383 mil milhões de euros) e dos serviços de transporte ligados aos fabricantes de automóveis (246 mil milhões de euros).

Apesar de os fornecedores de máquinas e equipamentos, têxteis e automóveis perderem menos em valor absoluto, os economistas estimam que o valor das suas exportações cairá mais de 15%.

Os únicos setores de atividade que não serão atingidos, segundo a análise, serão os setores de 'software' e serviços informáticos (46 mil milhões de euros) e de produtos farmacêuticos (24 mil milhões de euros).

Este estudo mostra ainda que os valores globais do comércio de mercadorias registaram uma forte quebra em março (3,6% em relação a fevereiro), o que empurrou o valor global do primeiro trimestre para uma quebra de 6,2%.

De acordo com os analistas, "esta contração foi resultado do impacto da descida do preço do petróleo e da queda global dos preços das 'commodities', à medida que, primeiro na China e depois na Europa, a procura estagnava e o dólar se valorizava significativamente".

Os economistas antecipam que, para os exportadores, esta situação deverá agravar o choque da procura e pesar sobre as receitas.

O estudo considera ainda que, até ao final do ano, o comércio global de bens e serviços não vai ultrapassar 90% do seu nível pré-crise, sobretudo devido à diminuição acentuada dos serviços de viagens e de transporte, que também terá uma recuperação mais lenta.

Alertam também para fatores que podem atrasar a retoma da atividade no segundo semestre deste ano, "como a adoção de medidas protecionistas sobre produtos médicos, o ressurgimento da retórica do patriotismo económico e a reorientação de posições políticas".

Os economistas afirmam que a história económica pode dar aos Estados uma ideia do que não deve ser feito, lembrando que a Grande Depressão dos anos 30 do século XX foi provavelmente agravada pela adoção de medidas comerciais restritivas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório