Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quercus quer 500 milhões para ajudar famílias a instalar painéis solares

A associação ambientalista Quercus pediu hoje ao Governo um fundo de 500 milhões de euros para ajudar 66 mil famílias a instalar painéis solares para produzirem a energia que consomem.

Quercus quer 500 milhões para ajudar famílias a instalar painéis solares
Notícias ao Minuto

17:50 - 02/06/20 por Lusa

Economia Quercus

Para a Quercus, o modelo de produção de energia para autoconsumo atual não serve e precisa de ser "mais favorável às famílias" através de uma "revisão legislativa urgente".

"Este pacote de 500 milhões de euros poderá ser incluído no Plano de Recuperação Económica que o Governo está a preparar com a coordenação de António Costa Silva", afirma em comunicado a Quercus.

A associação aponta que Portugal tem um dos preços de energia mais altos da Europa e que "o consumidor não paga apenas a energia que consome", com mais de 60 por cento da fatura a cobrirem custos do sistema energético e impostos.

Os 500 milhões serviriam para "uma ajuda de 80% a fundo perdido para investimentos médios de cerca de 7.500 euros, com IVA, destinados a edifícios residenciais e edifícios de micro e pequenas empresas" em instalação de painéis solares com potência média de cinco quilowatts.

A medida, defende a associação, beneficiaria o orçamento das famílias, a transição para energias limpas e o setor dos painéis solares, afetado pela paralisia económica durante o estado de emergência imposto pela pandemia da covid-19.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório