Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Setor do mobiliário realoca 2 milhões para promoção digital internacional

A Fileira Casa Portuguesa decidiu realocar dois milhões de euros, destinados à participação em feiras internacionais, canceladas face à covid-19, na promoção digital internacional, nomeadamente, em três plataformas, na melhoria da comunicação e na criação de uma exposição virtual.

Setor do mobiliário realoca 2 milhões para promoção digital internacional
Notícias ao Minuto

16:07 - 02/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Serão realocados dois milhões de euros, anteriormente destinados a feiras internacionais canceladas, como a iSaloni Milano ou a ICFF New York. O valor será canalizado para o investimento em cinco grandes ações: três plataformas digitais internacionais (MOM, Archiproducts e BIMobject), o reforço e melhoria da comunicação e imagem e a criação de uma exposição virtual na 'app' Furniture PT", avançou, em comunicado, a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA).

Citado no mesmo documento, o presidente desta associação indicou que, na última década, a Fileira Casa Portuguesa, que engloba o mobiliário, têxteis para o lar, iluminação e outras utilidades, alcançou um "reconhecimento e posicionamento internacionais que não poderão ser minorados face às limitações atuais".

Para Joaquim Carneiro, o mercado "premiará os países e as empresas que demonstrarem maior resiliência e agilidade".

Neste sentido, a nova estratégia poderá criar as condições para que as empresas portuguesas continuem a projetar-se "com qualidade e diferenciação".

De acordo com o documento, a plataforma MOM, uma das ações para as quais será realocado o montante, surgiu em resposta à necessidade de expositores e profissionais divulgarem os seus produtos e estabelecerem contactos, "diminuindo a dependência do evento presencial".

Atualmente, esta plataforma conta com cerca de meio milhão de utilizadores registados, como retalhistas, distribuidores, designers e empresários, que realizam mais de 2,5 milhões de visitas anuais ao 'site'.

A associação negociou três pacotes de adesão à MOM que variam consoante o número de produtos expostos e o destaque nas ações de 'marketing'.

Por sua vez, a Archiproducts é um canal digital para os setores da arquitetura e do 'design', contando com 10 mil fabricantes, mais de 2,7 milhões de inscritos e 30 milhões de visitas anuais.

"A proposta da APIMA e da AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo em Portugal] contempla, para as empresas portuguesas que pretendam aderir à Archiproducts, a possibilidade de exporem, a nível mundial, um total de 200 produtos, por um período de um ano", explicou.

Já a BIMobject é um 'site' de conteúdos 'building information modeling', que se baseia na construção de um modelo virtual dos aspetos físicos e funcionais de uma construção, ligando arquitetos, designers, decoradores e empresários.

A APIMA e a BIMobject estabeleceram um protocolo para adesão das empresas portuguesas "em condições muito vantajosas", indicou a associação, sem avançar mais detalhes.

Esta nova estratégia internacional prevê ainda uma exposição virtual do 'Portuguese Home Life Style' na aplicação Furniture PT, onde as empresas poderão divulgar o seu catálogo de produtos.

No entanto, a associação ressalvou que a presença nestes canais exige que as empresas tenham conteúdos de imagem e vídeo de alta resolução.

As indústrias desta fileira representaram, em 2018, cerca de 2,5 mil milhões de euros em exportações, o equivalente a 4,3% do total nacional.

Criada em 1984, a APIMA é uma associação empresarial sem fins lucrativos, que representa as empresas do setor e promove o desenvolvimento da competitividade.

Portugal contabiliza pelo menos 1.436 mortos associados à covid-19 em 32.895 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+0,8%) e mais 195 casos de infeção (+0,6%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório