Mafra concentra serviços municipais após requalificar edifício

A Câmara de Mafra, no distrito de Lisboa, colocou em funcionamento um edifício onde concentrou diversos serviços municipais dispersos pela vila, um investimento de dois milhões de euros, foi hoje anunciado.

dinheiro, notas NÃO USAR

© iStock

Lusa
02/06/2020 10:42 ‧ 02/06/2020 por Lusa

Economia

Mafra

Este município informou, em nota de imprensa, que o Edifício Municipal Boavista, localizado no Largo da Boavista, entrou na segunda-feira em funcionamento, "possibilitando a melhoria não só da articulação entre serviços, mas sobretudo do atendimento aos cidadãos".

O investimento de dois milhões de euros englobou a aquisição do imóvel, que antes acolheu a Repartição de Finanças, obras de requalificação, equipamentos, sinalética e arranjos exteriores.

No imóvel, foram instalados "serviços que se encontravam dispersos pela vila", nomeadamente a ação social, apoio institucional, turismo, cultura, desporto, metrologia e o Gabinete de Inserção Profissional.

O rés-do-chão é dedicado ao atendimento geral dos diversos serviços, dispondo de acessibilidade para todos.

No primeiro e segundo pisos estão instalados os gabinetes de apoio de cada serviço e a Metrologia, enquanto o piso três possui sala de reuniões, que serve todas as unidades orgânicas da Câmara Municipal.

De acordo com a autarquia, "por via da concentração de recursos, serão geradas economias de escalas na gestão municipal e, acima de tudo, será beneficiada a acessibilidade dos cidadãos".

O concurso para as obras de requalificação foi lançado em janeiro de 2018 pelo valor de 943 mil euros.

A empreitada é considerada "um exemplo paradigmático da estratégia municipal na reabilitação urbana, respeitando a memória coletiva, regenerando o edificado e oferecendo novos serviços aos munícipes".

O edifício, que era arrendado pelo Estado, foi adquirido pela câmara por 638 mil euros, depois de a Repartição de Finanças ter sido transferida no início de 2016 para o edifício da Loja do Cidadão, em frente ao tribunal, e de a Assembleia Municipal ter dado autorização para a compra no mesmo ano.

No âmbito do programa municipal 'Mafra Requalifica', destinado a incentivar os privados a regenerar o património degradado, o município já deferiu 924 candidaturas, tendo atribuído mais de 1,1 milhões de euros de incentivos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas