Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Povo português é extraordinário a responder a situações de anormalidade"

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou Costa e Silva como responsável pelo plano de recuperação do país.

"Povo português é extraordinário a responder a situações de anormalidade"
Notícias ao Minuto

10:21 - 02/06/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Costa e Silva

O homem escolhido pelo Governo para desenhar o plano de recuperação da economia do país, António Costa Silva, sublinha o papel do povo português na resposta à crise, destacando a necessidade de essa atitude se manter para que seja possível "transformar a economia". 

"O povo português é absolutamente extraordinário a responder às situações de anormalidade, reinventa-se, improvisa, é capaz de ser criativo, depois quando regressamos à normalidade somos muito medíocres e é isso que nos perde", afirmou Costa e Silva, em entrevista à TSF, frisando que essa atitude devia ser transformada no pós-crise.

"Era bom que toda a capacidade que demonstrámos na resposta à crise se mantivesse para conseguir transformar a economia", considerou, em declarações à estação de rádio.

Sobre o apoio às empresas, Costa e Silva sublinha que "não podemos repetir os erros do passado", destacando que é necessário saber como é que o dinheiro será recebido e facilitar a burocracia para os empresários. "Temos de fazer o trabalho de casa para que quando o dinheiro chegar seja bem direcionado", realçou.

O primeiro-ministro confirmou, no domingo, que convidou o gestor da petrolífera Partex António Costa e Silva para "coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica", trabalho que deverá estar concluído até à aprovação do Orçamento Suplementar.

"O professor António Costa e Silva foi convidado pelo primeiro-ministro para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica", referiu o gabinete de António Costa, numa nota enviada à Lusa.

De acordo com a mesma nota, o convite foi aceite "como contributo cívico e 'pro bono'" e o gestor tem estado a trabalhar nessa missão nas últimas semanas, "enquanto os membros do Governo estão concentrados, nesta fase, no Programa de Estabilização Económica e Social e no Orçamento Suplementar".

"O objetivo é este trabalho preparatório estar concluído quando o Governo aprovar o Orçamento Suplementar", altura em que o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, assumirá "a direção da elaboração do Programa de Recuperação", acrescenta o gabinete de António Costa.

Leia Também: Costa e Silva? É voltar a "grandes investimentos" em combustiveis fosseis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório