Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

AG da CGD aprovou contas sem distribuição de dividendos ao Estado

A assembleia-geral da Caixa Geral de Depósitos (CGD) aprovou na passada sexta-feira as contas de 2019 e a aplicação de resultados, sem distribuição de dividendos ao Estado, segundo a informação hoje comunicada ao mercado.

AG da CGD aprovou contas sem distribuição de dividendos ao Estado
Notícias ao Minuto

18:19 - 01/06/20 por Lusa

Economia Banca

Em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco público indica que em reunião em 29 de maio (passada sexta-feira) foram aprovados os documentos de prestação de contas referentes ao ano passado e a proposta do Conselho de Administração para aplicação de resultados (cerca de 152 milhões de euros para reserva legal e cerca de 610 milhões de euros para outras reservas e resultados transitados).

Tal significa que não houve distribuição de dividendos ao acionista Estado, o que segundo o comunicado "acolhe a recomendação do Banco Central Europeu de 27 de março [...] em consequência da situação excecional decorrente da pandemia provocada pela covid-19 e pela incerteza sobre os impactos da mesma na evolução da economia da zona euro".

No orçamento do Estado de 2020, o Governo previa que a CGD entregasse 237 milhões de euros em dividendos referentes a 2019, ano em que o grupo bancário registou lucros de 776 milhões de euros (mais 57% face a 2018).

Já no primeiro trimestre deste ano, a CGD teve lucros de 86,2 milhões de euros, menos 31,6% do que em igual período do ano passado, tendo reforçado em 60 milhões de euros as imparidades de crédito e provisões para garantias bancárias antecipando alguns efeitos da crise económica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório