Fontes da zona euro adiantaram que Espanha pode já pedir ajuda financeira no próximo mês e que esse pedido de resgate pode ser tratado em combinação com uma revisão do programa de empréstimos para a Grécia e um resgate para o Chipre. Tudo num grande pacote SOS.
O governo espanhol está a estudar as condições de um pedido de ajuda que pode chegar já em Novembro, adiantaram fontes da zona euro à Reuters.
“Estamos a andar, estamos a dar passos, estamos a preparar tudo e creio que as coisas se vão cristalizar em Novembro”, adiantou à Reuters um responsável sénior que está envolvido nas negociações de um resgate a Espanha, mas que pediu para manter o anonimato.
Questionado para clarificar se acreditava que o governo de Mariano Rajoy vai avançar com um pedido de ajuda no próximo mês, a mesma fonte respondeu: “Estou confiante de que isso vai acontecer nessa altura, em Novembro”.
Outra fonte sénior também apontou o mês de Novembro como a altura mais provável para Madrid fazer o pedido.
“Se tivesse de apostar, iria apostar em Novembro, em vez de Outubro”, afirmou um responsável sénior da zona euro, acrescentando que, nesse caso, haverá um pacote de ajuda que vai incluir três países. “Será um pacote – vamos ter a Grécia e o Chipre e Espanha”, disse essa fonte, acrescentando que este super-pacote de ajuda deve concretizar-se porque os alemães entre outros, “não querem ir muitas vezes aos parlamentos nacionais para ter debates dolorosos”.
Recorde-se que todas as ajudas no âmbito dos pacotes de resgate aos países da zona euro, têm de ter a ‘luz verde’ dos Parlamentos de cada país.