Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Lay-off? "idealmente" futura medida não implicaria perda de rendimentos

O primeiro-ministro afirmou hoje que procurará que a futura medida de proteção ao emprego "não tenha um peso tão pesado" na perda de rendimentos dos trabalhadores como o atual mecanismo de 'lay-off' e, idealmente, nem implique qualquer perda.

Lay-off? "idealmente" futura medida não implicaria perda de rendimentos
Notícias ao Minuto

20:00 - 29/05/20 por Lusa

Economia António Costa

No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas que se reuniu para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, no âmbito da pandemia de covid-19, António Costa foi desafiado a levantar o véu' sobre o mecanismo que irá substituir o atual regime de 'lay-off' simplificado, mas remeteu a decisão para a próxima reunião do Governo.

"Na próxima quinta-feira, além de avaliar a situação na Área Metropolitana de Lisboa, iremos também aprovar o programa de estabilização económica e social", afirmou.

O primeiro-ministro disse que "não se trata de fazer segredo", mas estar a ouvir as "diferentes preocupações de partidos políticos e parceiros sociais".

"Creio que é claro para todos a grande preocupação de que a medida que não implique a descapitalização da Segurança Social e uma outra, partilhada por todos, que essa medida de proteção e emprego não tenha um peso tão pesado na perda de rendimentos por parte dos trabalhadores e que, idealmente, não implique perda de rendimentos por parte dos trabalhadores", afirmou

Por outro lado, defende, a medida não pode constituir "um incentivo perverso à inatividade por parte das empresas", mas tem de ser um estímulo para que possam abrir portas e participar no "esforço de relançamento da economia".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório