Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

AG da Total rejeita proposta de objetivos ambientais mais ambiciosos

Uma proposta apresentada por onze investidores para forçar a administração da Total a ter objetivos ambientais mais ambiciosos foi hoje rejeitada pelos acionistas que participaram na assembleia-geral do grupo.

AG da Total rejeita proposta de objetivos ambientais mais ambiciosos
Notícias ao Minuto

18:38 - 29/05/20 por Lusa

Economia Total

A proposta, apoiada pela La Banque Postale Asset Management, Crédit Mutuel e pela empresa Meeschaert, foi aceite para ser votada, uma vez que os acionistas que a apoiavam representavam mais de 0,5% do capital da petrolífera.

Tratou-se da primeira vez que uma proposta deste tipo foi apresentada e votada em França numa assembleia-geral de uma companhia petrolífera.

No entanto, não mereceu o apoio por parte do Conselho de Administração da Total.

Na ocasião, dando nota do resultado da votação, o presidente executivo da Total, Patrick Pouyanné, disse: "É rejeitada por uma maioria muito grande, pois é rejeitada por 83,20%".

"O apoio de 16,8% dos acionistas incita-nos a prosseguir o nosso compromisso", disseram num comunicado os investidores que apoiavam a proposta, realçando que "os resultados enviam um forte sinal à Total".

A Total anunciou recentemente um novo objetivo de alcançar a "neutralidade carbónica no horizonte de 2050".

Mas este grupo de acionistas está comprometido em alcançar a neutralidade dos produtos da Total usados pelos consumidores finais, apenas na Europa.

O presidente executivo da Total, reportando-se à proposta dos acionistas, disse que a empresa "não se responsabilizaria, pois as emissões dependem das opções de consumo de energia dos clientes".

"A Total não faz aviões, não faz carros, não faz cimento. Não é a Total que decide se um avião usará querosene, eletricidade ou hidrogénio para voar", argumentou o gestor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório