Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Federação do Porto do PS defende regresso do Estado à gestão dos CTT

A Federação Distrital do Porto do PS defendeu hoje o regresso do Estado à gestão dos CTT com críticas à atual administração privada da empresa dos Correios e a manifestação de apoio aos trabalhadores em greve.

Federação do Porto do PS defende regresso do Estado à gestão dos CTT
Notícias ao Minuto

15:48 - 29/05/20 por Lusa

Economia CTT

Em comunicado, os socialistas acusam a administração dos CTT de "comportamento traiçoeiro" e de aproveitar "a pandemia para prejudicar os trabalhadores" e referem que "é esta mesma administração que tem posto em causa o cumprimento das obrigações de serviço público da empresa, encerrando postos dos CTT e diminuindo a qualidade do serviço".

"Tudo isto são consequências da privatização dos CTT concretizada pelo Governo PSD/CDS nos anos da troika. Fica cada vez mais claro que o interesse nacional impõe a participação do Estado no capital da empresa", defende a federação do Porto do PS.

A distrital do Partido Socialista "lamenta que a administração dos CTT tenha aproveitado o período de pandemia para, de forma unilateral e sem negociação sindical digna desse nome, impor aos trabalhadores o pagamento do subsídio de refeição em cartão"

"Com o novo modelo de pagamento a empresa obtém ganhos financeiros mas, ao mesmo tempo, prejudica gravemente o rendimento dos trabalhadores", sustentou.

Ao proceder desta forma, os socialistas consideram que "a administração dos CTT mostra um comportamento egoísta e desumano e desrespeita o esforço e sacrifício dos seus colaboradores, que permitiu manter o serviço em funcionamento mesmo nos períodos mais graves da pandemia".

Para o PS, "a administração instiga ao aumento da conflitualidade laboral, em vez de promover a paz social tão necessária para que a empresa recupere".

A Federação Distrital do Porto do PS considera ainda "plenamente justificada a greve dos trabalhadores dos CTT, apoiada por todas as suas organizações representativas, e manifesta-lhes a sua solidariedade.

Os trabalhadores dos CTT - Correios de Portugal estão hoje em greve contra o pagamento do subsídio de almoço em cartão de refeição.

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) disse hoje à Lusa que adesão à greve nos CTT é de 74%, enquanto a empresa aponta "18,5%, sem impacto" no regular funcionamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório