Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Eixo Atlântico quer ajuda europeia aplicada em investimento produtivo

A comissão executiva do Eixo Atlântico decidiu hoje, em reunião por videoconferência, pedir aos primeiros-ministros de Portugal e Espanha para que os fundos recebidos da Europa sejam maioritariamente aplicados em investimento produtivo e não exclusivamente em subsídios.

Eixo Atlântico quer ajuda europeia aplicada em investimento produtivo
Notícias ao Minuto

15:52 - 29/05/20 por Lusa

Economia Eixo Atlântico

Em comunicado, o Eixo reconhece que os subsídios são necessários, neste momento, para as situações de emergência social, mas considera que não se deve caminhar para "uma sociedade subsidiada, mas sim para uma sociedade produtiva".

Neste sentido, o Eixo Atlântico pede a participação das autarquias na programação e distribuição dos fundos europeus, "com especial atenção aos setores produtivos do território" e com prioridade, desde logo, às redes digitais, "cuja importância se evidencia durante a pandemia".

O Eixo pede ainda prioridade ao mundo rural e às infraestruturas, "mais necessárias do que nunca, no âmbito das ligações marítimas e ferroviárias".

O Eixo Atlântico vai convocar, em setembro, uma conferência de presidentes de câmara e peritos, para debater e aprovar propostas operativas para o processo de reconstrução, tanto no âmbito das suas próprias competências como no âmbito das competências nacionais e das regiões autónomas.

Paralelamente, a comissão executiva do Eixo decidiu solicitar ao Presidente da Xunta de Galicia, na sua condição de presidente da Comunidade de Trabalho Galiza - Norte de Portugal, a convocatória urgente de um plenário deste órgão para discutir o plano de investimentos transfronteiriço.

O Eixo reclama a participação de todos os setores envolvidos na cooperação, como autarquias, empresários, sindicatos e universidades.

O Eixo Atlântico é uma associação reúne 36 municípios do norte de Portugal e da Galiza.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório