Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 200 lojas integram 'Comércio com História' lançada há um ano

Mais de 200 lojas de várias zonas do país integram a plataforma 'Comércio com História', que foi apresentada há um ano e visa preservar estabelecimentos comerciais com valor histórico, segundo a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE).

Mais de 200 lojas integram 'Comércio com História' lançada há um ano
Notícias ao Minuto

12:38 - 29/05/20 por Lusa

Economia Comércio

De acordo com a informação da DGAE enviada à Lusa, estão registadas desde o lançamento, em maio do ano passado, mais de 200 lojas emblemáticas, em zonas como Coimbra, Fundão (Castelo Branco), Loulé (Faro), Lisboa, Porto e Funchal (Madeira).

A plataforma "Comércio com História" é uma medida do programa Simplex+ que pretende criar uma identificação distintiva para lojas e entidades, em articulação com autarquias, para que sejam reconhecidas e valorizadas.

Segundos os dados da DGAE, em Lisboa já há quase 130 registos e no Porto quase seis dezenas, abrangendo inúmeras atividades. Há lojas tradicionais de comércio alimentar, floristas, ourivesarias e relojoarias, cultura e lazer, livrarias, restauração e hotelaria.

Em Loulé estão registados estabelecimentos ligados à restauração e à hotelaria e no Funchal lojas que vão desde a decoração e a bricolage até às artes e aos ofícios, passando pelo comércio alimentar tradicional.

De acordo com a informação da DGAE, encontram-se em processo de revisão vários estabelecimentos dos municípios de Braga, de Lisboa e do Porto, e em processo de criação estabelecimentos dos municípios de Figueira da Foz (distrito de Coimbra), Porto e Lisboa.

Na plataforma, que está disponível em comerciocomhistoria.gov.pt, podem ser encontradas variadas informações, como, por exemplo, o horário de abertura dos estabelecimentos, o registo fotográfico de cada uma das lojas ou a sua localização.

O projeto, que está disponível no 'site' do Turismo de Portugal, agrega lojas reconhecidas ao abrigo da lei que estabelece o regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

Nos dados enviados à Lusa, a DGAE adianta que será disponibilizado em breve o livro eletrónico bilingue, que foi apresentado no início do ano, com ilustrações e textos sobre algumas lojas representadas na plataforma.

"Este livro, em formato eletrónico, será disponibilizado em breve, devendo ser difundido de forma mais abrangente junto de autarquias locais, dos consumidores, dos operadores económicos, investigadores e outros interessados, bem como de turistas nacionais e estrangeiros", é referido.

De acordo com o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, citado na nota enviada à Lusa, o património histórico, arquitetónico e cultural das lojas que integram a plataforma "Comércio com História" vai chegar a mais públicos através do livro eletrónico.

"As ferramentas digitais possibilitam dar a conhecer a importante marca que estes estabelecimentos e instituições têm deixado nos respetivos territórios. Num momento que convoca especialmente a reflexão quanto aos caminhos futuros a seguir no setor do comércio, estas âncoras do passado continuam a projetar-se no presente e no futuro", afirmou.

Promovido pela área governativa do ministro Adjunto e da Economia, a plataforma mostra a nível nacional informação que estava dispersa, espalhada pelas câmaras municipais que já tinham iniciativas de proteção dos seus comércios mais emblemáticos.

Os municípios de Lisboa e do Porto já tinham apresentado programas próprios distinguindo este tipo de comércio - o "Lojas com História", na capital, e o "Porto de Tradição".

Com esta plataforma, o Governo visou alargar a distinção ao resto do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório