Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

A "solução mista" de Marques Mendes ao novo chumbo

Luís Marques Mendes afirmou, em comentário no ‘Jornal da Noite’ da SIC, que o Governo deveria implementar o mais rapidamente possível uma solução para o corte nas pensões. O comentador sugeriu, nesse âmbito, “o aumento do IVA de 23% para 24%” como medida imediata, que deve recuar quando um “corte nas pensões for aprovado”, daqui a alguns meses.

A "solução mista" de Marques Mendes ao novo chumbo
Notícias ao Minuto

22:02 - 21/12/13 por Notícias Ao Minuto

Economia IVA

“Um aviso para a oposição e uma bofetada para o Governo”. É assim que Luís Marques Mendes, em comentário no ‘Jornal da Noite’ da SIC, classifica a inconstitucionalidade do regime de convergência de pensões, decretada esta semana pelo Tribunal Constitucional.

“O Governo é o campeão das reformas estruturais e aqui leva um puxão de orelhas”, ironizou o comentador, salientando que há “virtualidades” nas duas medidas que os líderes do Governo têm em mente.

Uma vez que “Paulo Portas quer um aumento do IVA e Passos Coelho quer um corte genérico nas pensões”, a proposta de Marques Mendes passa por criar uma “solução mista, por uma razão de rapidez e segurança”.

O ex-presidente do PSD propõe, por isso, o “aumento do IVA de 23%para 24% e estudo para corte mais abrangente nas pensões”, dizendo o seguinte: “quando este novo regime de cortes for aprovado e entrar em vigor e IVA volta a baixar”.

Marques Mendes teceu ainda alguns comentários relativamente ao acordo sobre o IRC alcançado entre o Executivo e o Partido Socialista, dizendo que “foi muito importante para que os empresários tenham a certeza que as regras não vão mudar se mudar o Governo, ao mesmo tempo que deu uma imagem de diálogo e abertura ao consenso por parte do Governo”.

Porém, acrescentou o comentador da SIC, “depois deste não haverá outros acordos, porque um acordo dá credibilidade a Seguro, mas dois dá-lhe contestação interna e ele é muito táctico. Este foi bom mas acho que vai ficar por aqui”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório