Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Exportações agroalimentares subiram mais de 5% por ano na última década

A ministra da Agricultura avançou hoje, no parlamento, que as exportações de produtos agroalimentares subiram a um ritmo superior a 5% por ano na última década, acima das importações que avançaram 2,9%.

Exportações agroalimentares subiram mais de 5% por ano na última década
Notícias ao Minuto

16:04 - 26/05/20 por Lusa

Economia Ministro

"Nos últimos 10 anos, as exportações cresceram a um ritmo superior a 5% ao ano, quando comparamos com importações que cresceram 2,9% ao ano, contribuindo para equilíbrio da balança comercial", indicou Maria do Céu Albuquerque, que falava aos deputados numa audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.

A governante sublinhou ainda que este setor "tem um importante peso na economia nacional", gerando cerca de 4% do valor acrescentado bruto (VAB) e quase 11% do emprego, representando mais de 7% das exportações de bens e serviços da economia.

Durante a sua intervenção inicial, a ministra notou ainda que, nos últimos tempos, o setor foi sujeito a um "desafio ímpar", devido à pandemia de covid-19, garantindo produtos seguros e de qualidade, mas com um aumento de custos e redução das margens de lucro.

Maria do Céu Albuquerque garantiu que é uma prioridade do Ministério da Agricultura mitigar os efeitos que a pandemia teve no setor, assegurando, por outro lado, o crescimento económico.

Posto isto, a governante agradeceu aos agricultores, produtores, empresários e restantes trabalhadores, associações e entidades do setor agrícola, que asseguraram o abastecimento de alimentos à população, apesar do impacto da covid-19.

Portugal contabiliza 1.342 mortos associados à covid-19 em 31.007 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+0,9%) e mais 219 casos de infeção (+0,7%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório