Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fundos do mercado monetário "sofreram saídas de quase 8% dos ativos"

O Banco Central Europeu (BCE) observou que alguns fundos do mercado monetário tiveram dificuldades para conseguir dinheiro suficiente dos ativos que venciam e posições líquidas na medida em que piorava a liquidez, também no papel comercial.

Fundos do mercado monetário "sofreram saídas de quase 8% dos ativos"
Notícias ao Minuto

13:47 - 25/05/20 por Lusa

Economia BCE

Num artigo do próximo Relatório de Estabilidade Financeira, avançado hoje, o BCE diz que a ausência de compradores alternativos levou os fundos com necessidades de liquidez a pedir aos bancos para comprarem de novo as suas notas promissórias.

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, apresenta na terça-feira por videoconferência o relatório, que analisa as implicações da pandemia da covid-19.

Na medida em que a crise da covid-19 se aprofundava, os fundos do mercado monetário sofreram saídas de quase 8% dos seus ativos sob gestão entre 13 e 20 de março.

"Do ponto de vista dos bancos, isso causou a perda de uma fonte de liquidez num momento de acesso prejudicado ao financiamento não garantido e de aumento da procura de dinheiro por clientes empresariais", acrescenta o artigo.

"Alguns bancos aceitaram os pedidos dos fundos do mercado monetário, outros responderam com um aumento agressivo dos preços na tentativa de desencorajar pedidos de recompra, e alguns simplesmente negaram os pedidos porque não há obrigação contratual de recompra", segundo o BCE.

Ao mesmo tempo, a emissão no mercado de papel comercial parou quase completamente devido à falta de compradores.

As medidas de política monetária que o BCE adotou ajudaram a melhorar as condições do mercado financeiro e aliviar as tensões de liquidez no setor dos fundos do mercado monetário depois de ter decidido incluir as notas promissórias nas compras de dívida.

Da mesma forma, as operações de liquidez em dólares também apoiaram este mercado quando os fundos e outros investidores tentaram vender notas promissórias de empresas ou não queriam investir nas mesmas.

Estas operações também apoiaram o fornecimento de liquidez através dos mercados de capitais, ajudando as empresas a gerir as suas necessidades de financiamento de curto prazo, acrescenta o BCE.

A entidade também permitiu que os bancos emitam mais dívida não garantida, o que incentivou os bancos a comprar dívida de curto prazo de outros bancos e apoiou a liquidez no mercado de papel comercial.

Apesar das tensões no setor de fundos do mercado monetário em março, "evitou-se uma perda imediata de confiança".

Embora alguns fundos tenham tido dificuldades para conseguir liquidez devido a grandes fluxos, os investidores conseguiram ter acesso aos seus fundos o tempo todo.

Em abril já ocorreram entradas de capital nos fundos do mercado monetário, que geralmente fornecem crédito de curto prazo aos bancos e às empresas através de compras de papel comercial ou notas promissórias e uma queda das recompras.

O valor do total de ativos dos fundos do mercado monetário da zona euro foi de 1,26 biliões de euros em dezembro do ano passado, dos quais 307 mil milhões de euros eram de dívida emitida por bancos domiciliados na zona do euro e 295.000 milhões de euros emitidos no resto do mundo.

Segundo dados do BCE, 51% da dívida era denominada em euros, 27% em dólares e 21% em libras.

Os fundos do mercado monetário são muito importantes para o mercado financeiro de curto prazo e têm dívida de curto prazo emitida pelos bancos da zona euro no valor de 251 mil milhões e emitida por empresas no valor de 40 mil milhões de euros, incluindo as notas promissórias.

O papel comercial é uma pequena fonte de financiamento para os bancos e cobre apenas 3% de suas necessidades totais de financiamento, mas fornece uma fonte significativa de financiamento não garantido de curto prazo, especialmente em dólares, para os bancos que são ativos internacionalmente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório