Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

AR recomenda que Governo acompanhe venda de barragens pela EDP

Em causa está o processo da venda de seis barragens da EDP - Energias de Portugal em Portugal a um consórcio liderado pela Engie.

AR recomenda que Governo acompanhe venda de barragens pela EDP
Notícias ao Minuto

09:10 - 19/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia EDP

A Assembleia da República emitiu uma recomendação ao Governo para que este acompanhe o processo de venda das seis barragens por parte da EDP - Energias de Portugal, nos distritos de Bragança e Vila Real, de acordo com uma portaria publicada em Diário da República, esta terça-feira. 

Entre outras coisas, o Parlamento recomenda que o Governo "ausculte e envolva os municípios dos distritos de Bragança e de Vila Real no processo de venda da concessão das barragens do Douro Internacional, Baixo Sabor, Feiticeiro e Foz Tua, tendo em atenção as suas preocupações e pretensões", pode ler-se no diploma. 

A Comissão Europeia aprovou, em março, a venda de seis barragens da EDP, no Douro, a um consórcio de empresas francesas composto pela Engie, Mirova e Crédit Agricole, concluindo que a operação não afeta a concorrência na UE.

Em causa está o processo da venda de seis barragens da EDP - Energias de Portugal em Portugal a um consórcio liderado pela Engie. Em dezembro passado, a elétrica anunciou a venda da concessão de seis barragens em Portugal a um consórcio de investidores, formado pela EngieCrédit Agricole Assurances e Mirova, por 2,2 mil milhões de euros.

Num comunicado feito na altura ao mercado, a EDP precisou que este consórcio era "formado pela Engie (participação de 40%), Crédit Agricole Assurances (35%) e Mirova - Grupo Natixis (25%)".

As centrais hídricas, localizadas na bacia hidrográfica do rio Douro, totalizam 1.689 megawatts (MW) de capacidade instalada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório