Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Arrendamento Casas que saiam do alojamento local ...

Casas que saiam do alojamento local têm de ser logo arrendadas

As casas retiradas do alojamento local deixam de estar sujeitas ao pagamento de mais-valias caso sejam colocadas no arrendamento habitacional durante cinco anos consecutivos e desde que afetação aos rendimentos prediais seja imediata.

Casas que saiam do alojamento local têm de ser logo arrendadas
Notícias ao Minuto

19:57 - 18/05/20 por Lusa

Casa Alojamento Local

O alerta para a necessidade de que não haja intervalos de tempo entre uma e outra situação foi feito hoje por Paulo Marques, contabilista e um dos oradores convidados para participar na conferência online ('webinar') promovida pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) sobre o Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Regressando à esfera pessoal, o imóvel (que antes tinha sido reafetado à atividade profissional) não fica sujeito a tributação sobre mais-valias "desde que seja imediatamente afeto à obtenção de rendimentos de categoria F [prediais]", referiu Paulo Marques.

O contabilista precisou que até ao Orçamento do Estado para 2020 "não estava definido quanto tempo podia passar" desde que o contribuinte deixava de ter o imóvel afeto à sua atividade no âmbito da categoria B (como sucede aos imóveis afetos ao alojamento local) e o colocava no arrendamento habitacional.

Com a entrada em vigor do OE2020, este aspeto ficou clarificado, afirmou Paulo Marques, salientando que, será necessário que "no momento da desafetação tenha de ter já um inquilino para fazer o contrato para que o imóvel comece a produzir rendimento prediais".

O OE2020 veio clarificar em que circunstâncias um imóvel habitacional que num momento foi afeto à atividade empresarial não tem de pagar mais-valias caso seja retirado dessa atividade e regresse à esfera pessoal do contribuinte.

"Não é considerada mais-valia a transferência para o património particular do empresário de bem imóvel habitacional que seja imediatamente afeto à obtenção de rendimentos da categoria F [rendimentos prediais], determina a lei do OE2020.

O documento prevê ainda que nesta situação "não há lugar à tributação de qualquer ganho, se em resultado dessa afetação o imóvel gerar rendimentos [da Categoria F] durante cinco anos consecutivos".

Durante esta conferência, sobre o tema "Descomplicar o OE2020", e falando sobre as alterações em sede de IRS, o José Dias, contabilista, lembrou que, no caso do chamado IRS jovem, a isenção prevista é concedida não no ano em que o jovem conclui o ciclo de estudos mas no seguinte.

José Dias sublinhou também que este benefício (concedido por três anos) pode ser usufruído uma vez e não após a conclusão de cada ciclo de estudo (licenciatura, mestrado ou outro), cabendo ao jovem escolher o momento em que pretende beneficiar da medida.

Dirigido a jovens entre os 18 e os 26 anos, este benefício prevê uma isenção de 30%, 20% e 10% durante o primeiro, segundo e terceiro anos de atividade, respetivamente, o que significa que naqueles anos, o jovem pagará IRS sobre 70%, 80% e 90% do rendimento que auferir naqueles anos.

Mas a medida prevê alguns limites. Assim, a isenção de 30% prevista para o primeiro ano terá por limite o equivalente a 7,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS), ou seja, 3.291 euros. No segundo ano, o valor isento de imposto não pode superar os cinco IAS (2.194 euros tendo em conta o valor do IAS em vigor em 2020), e no terceiro e último ano do regime, a isenção de 10% está limitada a 2,5 vezes o IAS, ou seja, 1.097 euros.

Esta isenção é atribuída aos trabalhadores com um rendimento coletável, incluindo os rendimentos isentos, igual ou inferior ao limite superior do quarto escalão, ou seja, a 25.075 euros anuais.

Campo obrigatório