Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas quer dar tempo para medidas de apoio à agricultura funcionarem

O comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, defendeu hoje que deve ser dado tempo para as medidas de apoio ao setor, no âmbito da crise causada pela pandemia da covid-19, começarem a ser eficazes.

Bruxelas quer dar tempo para medidas de apoio à agricultura funcionarem
Notícias ao Minuto

18:23 - 13/05/20 por Lusa

Economia Coronavírus

"Estamos no início da aplicação das novas medidas para a agricultura e temos que as acompanhar e ver se são eficazes", disse o comissário, após uma reunião por videoconferência dos ministros da Agricultura dos 27.

Wojciechowski mostrou-se, no entanto, disponível para dotar o setor de mais meios para fazer face à crise, caso seja necessário.

Questionado sobre a pretensão de alguns Estados-membros de ver o orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) ser reforçado, o comissário defendeu que "todos os pedidos nesse sentido são bons", mostrando-se disponível a defender essa posição.

Por seu lado, a ministra croata da Agricultura, Marija Vuckovic, adiantou não ter havido consenso sobre o recurso à reserva do fundo de crises agrícolas de 2020, no valor de 478 milhões de euros.

As verbas que não forem utilizadas neste fundo da PAC são devolvidas aos agricultores, tendo a Comissão Europeia devolvido, em 2019, 467 milhões de euros aos agricultores europeus, quase sete milhões dos quais aos portugueses.

Desde o início da pandemia, Bruxelas adotou uma série de medidas para apoiar os agricultores, permitindo, nomeadamente, o uso de verbas para o desenvolvimento rural no combate às consequências da covid-19 e o acesso a linhas de crédito.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

O setor da Agricultura foi fortemente afetado por estas medidas, a que acrescem as quebras na exportação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório