Meteorologia

  • 13 MAIO 2021
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Edição

Siemens (também) ameaça sair de Portugal

A queda de 80% do volume de encomendas pode vir a ser fatal para os cerca de 200 funcionários da fábrica da Siemens em Sintra, avança hoje o Diário Económico. O grupo alemão pretende iniciar a reestruturação da fábrica de transformadores em Portugal mas promete tentar manter o maior número de postos de trabalho possível.

Siemens (também) ameaça sair de Portugal

O grupo Siemens está a estudar a possibilidade de fecho da fábrica de transformadores do Sabugo, em Sintra, que actualmente dá emprego a cerca de 200 pessoas e fornece este tipo de equipamento eléctrico a empresas como a EDP, REN, Galp Energia, mas a queda de 80% do volume de encomendas pode ditar o fecho de portas, revela hoje o Diário Económico.

“Estamos centrados em arranjar a melhor solução, mantendo o maior número possível de competências de engenharia desta unidade” mas, confirmou uma fonte oficial da Siemens Portugal ao jornal, “o mercado de transformadores tem registado quebras consideráveis”.

“A unidade de produção (…) do Sabugo tem como mercados principais o nacional e alguma exportação para os países do Sul da Europa. [Acontece que] o mercado de transformadores tem registado quebras consideráveis, registando-se actualmente uma sobre capacidade de produção face à procura. Em Portugal, por exemplo, a quebra deste mercado alcançou cerca de 80%”, esclareceu a mesma fonte.

A produção de transformadores eléctricos, há vários anos um ‘ex libris’ do grupo alemão, poderá deste modo ser deslocada para a Alemanha e Itália, apurou o Diário Económico.

Em declarações ao mesmo jornal, Paulo Renato, do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI), confirma que tem recebido estas informações, tendo já solicitado, por isso, uma reunião com a gestão da empresa. Ainda assim, “daquilo que temos conhecimento, estamos de facto a falar do possível encerramento da Siemens do Sabugo no próximo ano, mas ainda não temos confirmação oficial”, afirma.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório