Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Mercadona partilha 384 milhões de lucro com os 90.000 colaboradores

Os acionistas da cadeia espanhola de supermercados Mercadona anunciaram hoje ter distribuído em fevereiro e março mais de 384 milhões de euros em prémios aos 90.000 colaboradores em Espanha e Portugal.

Mercadona partilha 384 milhões de lucro com os 90.000 colaboradores
Notícias ao Minuto

10:36 - 11/05/20 por Lusa

Economia Mercadona

"Deste valor total, 340 milhões de euros dizem respeito ao prémio anual, correspondente a 25% do lucro obtido em 2019, e, no final de março, 44 milhões de euros em prémio de 'reconhecimento pelo esforço e o compromisso' dos colaboradores perante a pandemia", refere a empresa em comunicado.

Segundo precisa, os 340 milhões de euros relativos ao prémio anual foram atribuídos adicionalmente à retribuição mensal, representando um vencimento extra (a partir de um ano de antiguidade) ou dois vencimentos adicionais (após os cinco anos de antiguidade), que foram recebidos "por 99% dos colaboradores".

Inserida na política de recursos humanos e de retribuição variável da Mercadona, a partilha com os colaboradores do lucro obtido no exercício anterior acontece há 19 anos e visa "premiar todos os membros da sua equipa com mais de um ano de antiguidade, cujo envolvimento ao longo dos 12 meses permitiu cumprir os objetivos pessoais especificamente definidos para o seu posto de trabalho, bem como os da empresa".

No vencimento de março, e dada a situação excecional criada pela crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, a cadeia espanhola distribuiu ainda a todos os 90.000 colaboradores na Península Ibérica um 'Prémio de Reconhecimento pelo Esforço e o Compromisso', no valor total de 44 milhões de euros, equivalente a 20% da retribuição mensal bruta.

Além do prémio anual previsto na política da empresa, a Mercadona destaca entre as condições laborais que oferece aos seus colaboradores um contrato efetivo desde o primeiro dia, um incremento anual de 11% no vencimento durante os primeiros cinco anos na empresa e salários "acima da média do setor".

A equipa da Mercadona é formada por 90.000 pessoas, das quais 900 em Portugal, tendo a empresa criado no ano passado 4.200 novos postos de trabalho, dos quais 600 em Portugal.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 280 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, vários países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório