Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: UE prepara nova ajuda orçamental a Cabo Verde

A embaixadora da União Europeia (UE) na Praia anunciou hoje que está em preparação mais uma contribuição financeira para apoiar as autoridades cabo-verdianas no combate à pandemia, depois dos cinco milhões de euros de fundos comunitários já transferidos.

Covid-19: UE prepara nova ajuda orçamental a Cabo Verde
Notícias ao Minuto

13:46 - 09/05/20 por Lusa

Economia União Europeia

"A União Europeia fez já um desembolso antecipado de cinco milhões de euros aos cofres do estado e estamos a trabalhar na próxima contribuição orçamental, para dar uma resposta célere às inúmeras necessidades do país, apoiando as medidas desenhadas pelas autoridades nacionais", afirmou a embaixadora Sofia Moreira de Sousa, em declarações divulgadas pela delegação europeia na Praia, a propósito do dia da Europa, que se assinala hoje.

Acrescentou que no contexto da parceria especial entre a União Europeia e Cabo Verde, estabelecida em 2007, há vários programas em curso, "que vão desde a área social às finanças públicas, saúde, passando pela reflorestação, energias renováveis e cultura".

Com um Produto Interno Bruto (PIB) dependente em 25% do turismo (819 mil turistas em 2019), Cabo Verde está fechado a voos internacionais desde 19 de março, para conter a pandemia de covid-19, e o estado de emergência declarado dez dias depois obrigou ao encerramento de empresas e ao confinamento domiciliário da população.

Nas declarações de hoje, publicadas na página oficial da delegação europeia na Praia, Sofia Moreira de Sousa refere que, na relação bilateral, está a ser dada "prioridade a ações que dão resposta à emergência sanitária e às consequências socioeconómicas da pandemia".

A diplomata explicou ainda que, através das organizações da sociedade civil e no contexto atual, decorrem ações nas várias ilhas com intervenções na área da água e saneamento, de resposta a emergências alimentares, de educação para a saúde, de apoio a vítimas de Violência com Base no Género (VBG), a pessoas com deficiência ou na proteção social para idosos.

"Para dar alguns exemplos concretos: foram instalados, em pontos-chave do bairro de Achada Grande da Frente, na Praia, lavatórios públicos, estão a ser entregues cestas básicas a famílias de crianças portadoras de deficiência neurológica, está a ser fornecida ração animal aos produtores de leite de unidades de fabricação do queijo no Fogo para que estas famílias não percam a sua principal fonte de rendimento ou dado apoio psicológico a vítimas de VBG, uma área que nos preocupa devido ao agravamento que tem sido relatado em todo o mundo", assegurou.

E acrescentou, a propósito destas ações: "Nas próximas semanas vamos conseguir chegar a cerca de 40 mil beneficiários diretos entre as quais 512 famílias e muitas associações comunitárias".

Nestas ações, a diplomata sublinha o contributo que tem sido prestado pelas quatro embaixadas europeias na Praia - Espanha, França, Luxemburgo e Portugal -- e dos parceiros cabo-verdianos.

"A União Europeia tem estado sempre ao lado de Cabo Verde. Acredito que é a vontade dos cabo-verdianos continuar a reforçar esta parceria", afirmou Sofia Moreira de Sousa.

A propósito da data de hoje, numa mensagem enviada ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, sublinhou a importância da União Europeia e da relação com aquele país africano.

"O meu país, Cabo Verde, como muitos outros, tem beneficiado muito dessa excelente cooperação com a União Europeia, cooperação que desejamos aprofundar e desenvolver cada vez mais, para bem dos nossos povos", lê-se na mensagem.

"Apraz-me registar que a contribuição da União Europeia ao desenvolvimento dos povos tem sido, sem dúvida, nesses 70 anos, o marco mais visível da solidariedade económica e social na comunidade internacional", acrescenta a mensagem do chefe de Estado.

A parceria especial estabelecida entre a União Europeia e Cabo Verde assenta em seis pilares: boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, convergência técnica e normativa, sociedade do conhecimento, luta contra a pobreza e desenvolvimento.

A estes foram acrescentadas, em 2017, mais três áreas de cooperação, casos da Economia Azul, da Reforma Institucional e da Promoção e Criação de Emprego.

"A realização exitosa de programas e projetos enquadrados em cada um destes pilares atesta bem a importância dessa cooperação e do seu impacto no desenvolvimento de Cabo Verde", realça por seu turno a mensagem do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde a propósito do dia da Europa.

"Neste período particularmente difícil que o mundo atravessa, cabe reconhecer e saudar o esforço que a União Europeia tem feito a nível mundial para enfrentar a crise causada pela pandemia da covid-19 e destacar o pronto e muito relevante apoio garantido a Cabo Verde para o ajudar a reduzir o impacto da pandemia sobre as camadas mais vulneráveis da população", acrescenta a mensagem.

Cabo Verde conta com 230 casos diagnosticados de covid-19 desde 19 de março, dois óbitos e 56 doentes recuperados.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 271 mil mortos e infetou quase 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório