Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

PSD tenta branquear gestão que Governo fez do dossier, acusa Bloco

O Bloco de Esquerda acusou hoje o PSD de tentar branquear a gestão que o Governo fez do dossier dos 'swaps' e de esconder as contradições da ministra das Finanças na proposta de relatório final da comissão de inquérito.

PSD tenta branquear gestão que Governo fez do dossier, acusa Bloco
Notícias ao Minuto

17:02 - 17/12/13 por Lusa

Economia Swaps

O PSD apresentou hoje em conferência de imprensa o relatório final da comissão de inquérito à contratação por empresas públicas de instrumentos de gestão de risco financeiro -- vulgarmente conhecidos por 'swaps' -, com as conclusões a serem já alvo de críticas dos partidos e a forma escolhida pelo PSD para dar conhecimento do documento também.

O Bloco de Esquerda acusa o PSD de deixar de fora a atuação do atual Governo, suportado pela maioria parlamentar PSD/CDS-PP, das conclusões e diz que este está construído de forma a branquear as responsabilidades do executivo neste processo.

"As conclusões deste anteprojeto apresentado pelo PSD refletem um branqueamento da atitude do Governo neste processo. O PSD vem justificar todos os passos do Governo na gestão do dossiê 'swaps'. Não há uma palavra sobre as contradições da ministra [das Finanças] ao longo das várias audições, na forma como a ministra veio sempre recuando nas informações que disse ter, não há uma palavra sobre os custos do cancelamento dos swaps para o erário publico", acusa a deputada do BE Maria Mortágua.

A deputada bloquista diz que também foi deixado de fora do anteprojeto de relatório final a possibilidade de anular os contratos especulativos, lembrando que a comissão teve acesso a pareceres jurídicos que os classificavam como tal e aconselhavam mesmo a sua anulação.

"Essa informação não está refletida nas conclusões que agora são apresentadas pelo PSD, o que encontramos é um branqueamento total daquela que foi a gestão do Governo deste processo", disse.

O BE critica ainda a postura do PSD na apresentação do relatório, que obrigou mesmo ao adiamento da discussão na comissão do anteprojeto de relatório final.

O PSD devia ter entregado à comissão e disponibilizado aos restantes grupos parlamentares o documento ainda esta segunda-feira, mas o processo atrasou-se e fez uma apresentação pública do mesmo antes de os deputados receberem o relatório.

O BE entende que o PSD está desta forma a tentar condicionar as conclusões da comissão e fez um protesto na reunião de coordenadores que hoje se realizou. A análise do documento na comissão foi adiada, já que não houve tempo para analisar com detalhe as mais de 400 páginas do documento.

Os bloquistas garantem ainda que irão propor alterações ao relatório para que este reflita "aquilo que realmente se passou da forma mais transparente possível", incluir as diversas opiniões que foram apresentadas na comissão, as contradições da ministra e todas as falhas apontadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório