Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Ministros da UE querem coordenação europeia para 'apps' de rastreamento

Os ministros das Telecomunicações da União Europeia (UE) defenderam hoje uma "abordagem coordenada" a nível comunitário relativamente às aplicações móveis de rastreamento para tentar conter a covid-19, apontando a utilidade destas 'apps' para a "flexibilização gradual das medidas".

Ministros da UE querem coordenação europeia para 'apps' de rastreamento
Notícias ao Minuto

20:34 - 05/05/20 por Lusa

Economia Covid-19

Reunidos por videoconferência, os ministros europeus das Telecomunicações "debateram a utilização de aplicações móveis e de dados de mobilidade para combater a crise da covid-19", tendo "salientado a necessidade de uma abordagem coordenada a nível da UE", bem como "a importância das aplicações [...] para a flexibilização gradual das medidas", de acordo com um comunicado divulgado no final do encontro.

Naquela que foi a sua primeira reunião desde o início da crise relacionada com a covid-19 na Europa, estes governantes europeus sublinharam ainda que "o setor digital desempenha um papel fundamental no combate à pandemia e desempenhará certamente um papel igualmente importante na recuperação", segundo uma nota de imprensa do Conselho da UE.

Presente no encontro, o comissário europeu responsável pelo Mercado Interno, Thierry Breton, observa em comunicado que estas aplicações móveis "permitirão à UE ser alertada para um possível contágio de forma segura e protegida, onde quer que se encontrem na União, e quaisquer que sejam os dispositivos que estejam a utilizar".

Em meados de abril, a Comissão Europeia defendeu que a utilização de dados de geolocalização em aplicações móveis de rastreamento para tentar conter a pandemia covid-19 "viola" as regras comunitárias, aconselhando antes o recurso às redes Bluetooth.

Em causa está a 'caixa de ferramentas' divulgada pelo executivo comunitário, numa altura em que surgem, em vários Estados-membros da UE, aplicações móveis para rastreamento de dados pessoais anonimizados, que visam ajudar a conter a evolução da pandemia e promover o distanciamento social, tanto através de iniciativas nacionais como a nível pan-europeu.

O Bluetooth é uma solução tecnológica que salvaguarda a privacidade, visto que permite a conexão e a troca de informações entre dispositivos (telemóveis, computadores, câmaras digitais, entre outros) através de uma frequência de rádio de curta distância que é mais segura do que, por exemplo, os serviços de geolocalização. Ao contrário destes últimos, o Bluetooth não permite detetar a localização exata das pessoas.

Porém, poderia de igual forma ser utilizado para determinar padrões de mobilidade e interações sociais, permitindo, através da recolha de dados anonimizados, alertar as pessoas próximas de doentes, visando que sejam testadas ou isoladas.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 251 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório